Hospital Geral de Mamanguape homenageia mulheres indígenas e oferece consultas do Opera Paraíba


O Hospital Geral de Mamanguape, que integra a Rede Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES), homenageia mulheres indígenas e da comunidade em geral, na programação do dia da mulher, que transcorre nesta quarta-feira (08). Serão ofertadas consultas do pré-operatório para cirurgias de histerectomias, dentro do Opera Paraíba Mulher, em alusão ao mês da mulher.

“Como nós ficamos numa região onde existem muitas comunidades indígenas e as populações desses locais são atendidas todas no Hospital de Mamanguape e a maioria é mulher, vamos aproveitar o dia para homenageá-las”, disse o diretor geral, Rodrigo Adriano. Além da ação dedicada à saúde, a programação terá um momento de rituais indígenas, como o toré e exposição de artesanato indígena.

Ainda dentro da programação, pela manhã, terá uma ação do Grupo de Trabalho da Comissão de Humanização, na qual as colaboradoras receberão ou participarão de ações que auxiliem no bem-estar e autoestima, visualizando que essas atividades tendem a melhorar o serviço quando o colaborador sente-se bem.

A tarde será aberta para a população em geral, incluindo pacientes e acompanhantes. A zumba será uma atividade para atrair o público em geral. Acontecerá uma fala com a comissão da família e mulheres da OAB-subseção Mamanguape, para falar sobre os direitos das mulheres, em especial a nova lei da laqueadura.

Atendimento - No ano de 2022, foram realizados 1.641 partos, desses, 271 foram de mulheres indígenas.

SECOM PB


FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários