João Azevêdo prestigia formatura de novos profissionais da Escola de Saúde Pública e destaca eficiência da saúde pública na Paraíba

 


O governador João Azevêdo prestigiou, na noite desta terça-feira (28), a formatura de 72 profissionais de saúde dos Programas de Residência Multiprofissional e Médica. O evento ocorreu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e também marcou as boas-vindas aos 98 novos residentes que ingressam na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).


Na ocasião, o governador João Azevêdo parabenizou os formandos e destacou a importância dos investimentos na qualificação profissional para oferecer um melhor atendimento à população. “Hoje é um dia de celebrar grandes conquistas e a realização de sonhos. Também temos a satisfação de comemorar o cumprimento de mais um compromisso assumido com a criação da Escola de Saúde Pública. Na Paraíba, podemos dizer que o SUS funciona de fato e somos reconhecidos nacionalmente pelo êxito de programas, como o Opera Paraíba que já realizou mais de 35 mil cirurgias eletivas”, frisou.

Ele também destacou os investimentos superiores a R$ 7 bilhões na saúde, com o fortalecimento dos serviços de interiorização. “No estado, temos UTI aérea para os pacientes do SUS, medicamentos e equipamentos, levando a média e a alta complexidade para todas as regiões”, acrescentou.

Os 72 concluintes são dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Saúde da Criança, do Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, do Programa de Residência Uniprofissional Enfermagem Obstétrica; do Programa de Residência Uniprofissional de Clínica Integrada em Odontologia, e dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia, Clínica Médica, Endoscopia Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediatrica, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Pré Requisito em Área Cirúrgica Básica. A formatura foi organizada pela ESP/PB juntamente com a Comissão de Residência Médica (Coreme) e a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu).

Aos 98 novatos, além dos cursos citados, a ESP/PB oferecerá, pela primeira vez, os Programas de Residência Multiprofissional em Medicina de Emergência; de Residência Multiprofissional em Neonatologia e de Cirurgia Geral, em Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, evidenciou a ampliação em mais de 350% no número de vagas nos programas de residência. “A Escola de Saúde Pública promove a qualidade da formação dos profissionais de saúde e a interiorização das residências médicas, uniprofissionais e multiprofissionais, fortalecendo a nossa assistência em cuidado. Esse é um projeto audacioso, que conta com a sensibilidade do governo e vamos avançar ainda mais”, falou.

A diretora geral da ESP/PB, Vanessa Cintra, afirmou que os programas de residência da Paraíba alcançam todos os níveis de assistência do SUS, levando profissionais capacitados e pautados na necessidade da população. “Esse é um momento considerado histórico porque temos visto o aumento no número de pessoas que estão sendo especializadas pelo Governo do Estado. O ganho é para a população, no momento em que a gente consegue formar dentro do ambiente do SUS profissionais especialistas para trabalhar com a saúde da população, a exemplo de médicos cardiologistas, neurologistas e cirurgiões”, falou.

O enfermeiro kleyton Wesllen, destacou seu crescimento profissional após dois anos de residência. “Eu pude conciliar a questão teórica com a prática e tanto pelo espaço dado pela SES, quanto pelas instituições parceiras, tive a oportunidade de absorver as rotinas presentes e sinto que saí da residência com maior segurança no que se refere ao atendimento porque vencemos desafios por meio de uma educação continuada”, comentou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela médica pediatra Maria Luiza Balbino. “Eu fiz a residência de pediatria no Hospital Arlinda Marques e foi muito completa, nos sentimos muito acolhidos desde o primeiro dia, tivemos diversas vivências em áreas como pediatria geral, puericultura, UTI pediátrica e após três anos estamos preparados para o mercado de trabalho e para os novos desafios que estão por vir”, disse.

A ESP já conta, atualmente, com 151 residentes, dos quais, 87 são médicos e 64 da área multiprofissional e disponibiliza 23 programas oferecidos na 1ª Macrorregião de Saúde (João Pessoa) e chega agora no Sertão, Alto Sertão e interior do estado, fortalecendo o processo de formação dos profissionais de saúde.

SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários