Mês da Mulher: Disque 123 é apresentado no bairro São José, em João Pessoa

 


O serviço Disque123 foi apresentado, nesta quarta-feira (22), às mulheres residentes no bairro de São José, em João Pessoa. A iniciativa integra a programação do Mês da Mulher do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), e ainda serviu para informar acerca dos tipos e formas de violações de direitos, levando orientações à comunidade sobre como e onde buscar o serviço.


Segundo a coordenadora do Disque Denúncia 123, Raianne Maria, o Disque 123 é apresentado por meio de palestras realizadas nas escolas, comunidades e associações, ressaltando os tipos de violência doméstica, de violações de direitos, bem como abordam temas voltados a violações de direitos. “Estão sendo levadas às comunidades informações e esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Sedh, para que a população possa usar em seu favor um serviço que até então não tinham conhecimento. Estamos mostrando às crianças, jovens, famílias o que é o Disque 123 e como usar essa ferramenta. Trata-se de um serviço gratuito, sigiloso e anônimo para garantir que as pessoas se sintam seguras para denunciar”, enfatizou.

Raissa Albuquerque, dentista residente da Unidade de Saúde do bairro São José, enfatizou o quanto foi importante a apresentação do serviço do estado para a população. “O importante foi elas entenderem que tem alguém disponível que vai escutar a própria demanda sendo delas ou de outras mulheres e que elas não precisam se identificar, isso é fundamental, porque muitas vezes elas ficam acuadas com medo de serem identificadas, mas o Disque 123 é rápido e anônimo”, comentou.

Já Ana Claúdia Nunes, de 18 anos, moradora do bairro, disse que já conhecia esse serviço. “Acho esse momento relevante aqui no bairro para as mulheres saberem que existe um lugar onde elas podem ter apoio. Muitas vezes as mulheres estão sendo agredidas e não falam com medo de acontecer alguma coisa com elas, e por conta de pressão psicológica elas também não denunciam. Acho muito importante esse serviço, se eu ver na rua ou em qualquer lugar eu denuncio”, afirmou.

A presidente do Ateliê da Vida, Taciana Batista do Nascimento, considerou que “é importante lembrar para essas mulheres que elas são protegidas perante a Lei e também pelo Governo, por meio de um serviço que garante proteção e segurança, como também serem conscientes de que elas não estão só”.

A equipe do Serviço Disque 123 é composta por assistente social, psicóloga, advogada e operacionalização, e aborda temas como bullying, abuso, exploração sexual e trabalho infantil, a questão do trote, mostrando que é crime e que atrapalha muito o serviço; além de servidores da operacionalização dos serviços, trazendo informações para que o adolescente comece a entender o que é isso, que direitos ele tem, e muitas vezes são negados.

SECOM PB



FALA  PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários