No Dia Mundial da Conscientização sobre Epilepsia, deputado Michel Henrique afirma que o maior problema ainda é o preconceito


 Apesar de ser uma das doenças neurológicas mais comuns, a epilepsia é cercada pela falta de informação e preconceito. Neste domingo, 26 de março, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre a doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo.

Na Paraíba, 63 mil pessoas possuem a patologia e uma cirurgia simples e gratuita é a cura da doença.

O presidente da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia (FPIDP), da União Nacional dos Legisladores (Unale), deputado Michel Henrique, afirma que é preciso falar abertamente sobre a epilepsia com o objetivo de levar informação para todos os segmentos da sociedade e acabar com o estigma que acompanha os pacientes. O parlamentar concedeu diversas entrevistas aos meios de comunicação e visitou as redações pedindo apoio ao Março Roxo.

“Hoje é uma data especial para todos que têm essa ocorrência de saúde. A epilepsia é uma situação que inspira cuidados e alcança milhares de pessoas no mundo inteiro. Vamos abrir espaço para discutir a questão da epilepsia na Assembleia Legislativa, nos meios de comunicação, nas escolas, associações, comunidades para desmitificar a doença. Discutir o assunto é uma importante ferramenta para a desconstrução de mitos. Muitas vezes a pessoa sofre mais com o preconceito do que com a própria epilepsia”, pontuou Michel.

Na próxima sexta-feira, dia 31 de março, às 9h da manhã, será realizada uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba, para tratar dos direitos das pessoas com epilepsia, propor ações, falar sobre os tratamentos, desafios e ouvir as necessidades dos familiares e dos portadores da patologia.

“Queremos debater com a sociedade as necessidades dessas pessoas. A partir disso teremos condição de propor melhorias, seja por meio de projetos de lei, indicações ou outro instrumento do parlamento”, ressalta Michel Henrique.

A sessão contará com a participação de médicos neurologistas e especialistas em tratamento da epilepsia, com familiares, pacientes, representantes de associações, estudantes de psicologia e demais profissionais e da sociedade em geral que se interesse sobre o tema.

Além da parceria com a Associação Epilepsia na Sociedade que tem como presidente João Hércules que se curou da epilepsia após cirurgia e da coordenação de psicologia das Faculdades Facene Famene.

A epilepsia

A epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro, que são recorrentes e geram convulsões. Para considerar que uma pessoa tem epilepsia, ela deverá ter repetição de suas crises. Portanto, a pessoa poderá ter uma convulsão e não ter o diagnóstico de epilepsia

O tratamento é indicado a partir da segunda crise. O objetivo ao utilizar medicação é bloquear as crises, eliminando a atividade anormal do cérebro, a fim de assegurar boa qualidade de vida para o paciente.

Purple Day

O 26 de março se transformou em Purple Day (Dia Roxo), no ano de 2008, no Canadá, inspirado no relato de uma menina, que dizia se sentir isolada por ter epilepsia. A cor roxa foi escolhida justamente por causa das flores da mesma cor e as lavandas, ligadas ao sentimento de isolamento descrito pela menina, chamada Cassidy.

Desta forma, a campanha pretendia incentivar o diálogo sobre epilepsia, em um esforço comum para reduzir os mitos e fazer com que as pessoas com a doença não se sentissem abandonadas pela sociedade e também pelas autoridades.

LITORAL PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários