Opera Paraíba Mulher leva cirurgias ginecológicas ao Hospital Geral de Queimadas

 


Com o objetivo de atender a demanda de cirurgias ginecológicas das mulheres de Queimadas e mais 14 municípios da região, a equipe itinerante do programa Opera Paraíba deu início, nesta quarta-feira (22), à realização de 30 procedimentos no Hospital Geral. As cirurgias vão ser divididas em duas etapas, sendo 15 intervenções por vez.

A agricultora Josicleide do Nascimento, de 41 anos, da cidade de Boqueirão, conta que o sangramento constante nos últimos três meses já não permitia que ela trabalhasse ou fizesse atividades domésticas. Para ela, a oportunidade da cirurgia veio num momento essencial. “Eu sentia muitas cólicas, sangrava direto e tinha que tomar muito remédio para aliviar tudo, só vivia deitada. Hoje minha felicidade é saber que vou sair daqui com saúde para cuidar da minha família”, relatou.

A paciente Edinalva Maria, de 44 anos, da zona rural de Barra de São Miguel, ficou surpresa com a agilidade com que foi chamada pelo programa. “Eu pensei que ia demorar muito, porque antes fazer cirurgia pelo SUS era uma espera grande. Dessa vez foi muito rápido, muito bom tudo isso”, disse.

A segunda etapa já acontece na próxima semana, quando mais 15 mulheres serão contempladas com cirurgias de histerectomia. A ação ocorre ainda em comemoração ao mês da mulher.

“O Opera Paraíba tem permitido mudança na vida de cada um dos pacientes. Eles chegam nas unidades da rede hospitalar do estado doentes e voltam para casa com saúde. Estamos realizando essa primeira etapa hoje e na semana que vem já temos a perspectiva de mais 15 procedimentos. Isso mostra o compromisso do Governo do Estado com a saúde dos paraibanos”, pontuou o diretor técnico do hospital, Randolfo Brito.

Desde o início, em outubro de 2019, o Opera Paraíba já realizou mais de 35 mil cirurgias, abrangendo especialidades como cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, oftalmológicas, ortopédicas, vascular, cabeça e pescoço, entre outras.

SECOM-PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários