Primeira cirurgia do Opera Paraíba Mulher será nesta quarta-feira no Hospital de Clínicas em Campina Grande

 

O programa Opera Paraíba Mulher, lançado nessa segunda-feira (6) pelo governador João Azevêdo, realiza nesta quarta-feira (8) a primeira cirurgia de endometriose, às 20h, no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. A beneficiada será Maria Mércia da Silva, paciente do município de Juru.

A ação marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher com a oferta de uma rede de cuidados da saúde da mulher paraibana, ampliando a oferta de atendimentos e cirurgias ginecológicas, entre cirurgia do ovário, períneo, laqueadura, entre outras.

De acordo com o diretor técnico do Hospital de Clínicas, o médico Thyago Morais, para atender a demanda do Opera Paraíba Mulher, será inaugurado o ambulatório de endometriose e a primeira cirurgia será realizada em Maria Mércia da Silva, de Juru. Como explica o diretor, endometriose é uma afecção inflamatória, uma modificação no funcionamento normal do organismo, provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a sangrar.

“Por ser uma doença complexa, a paciente precisa de acompanhamento completo, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem, por isso estamos abrindo o laboratório de endometriose, pois nem todas as pacientes precisam de cirurgia, mas precisam desse atendimento que será possível com esse novo ambulatório”, informa Thyago Moraes.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários