Programa Espaço Cultural entrevista cineastas Ramon Batista e Felipe Poroger

 

O programa Espaço Cultural, desta quinta-feira (30), vai ser coisa de cinema... É que o cineasta Ramon Batista será entrevistado sobre o filme que está sendo feito em São José da Lagoa Tapada, no Sertão da Paraíba. Também tem um papo com Felipe Poroger, realizador do Festival Finos Filmes. Os entrevistados, durante a conversa, vão pedir músicas da cena paraibana. Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, o Espaço Cultural (realizado pela Funesc) vai ao ar das 22h à meia-noite, na Rádio Tabajara (105,5).

Ramon vai falar sobre ‘Labuta’, documentário realizado no Sertão, com direção de Bruno Nogueira. Ramon faz a direção de fotografia e também é co-responsável pelo roteiro. O cineasta é natural de Nazarezinho (PB). Atua como fotógrafo, roteirista e diretor de arte. Foi estagiário do Projeto Viação Paraíba, atuando nas cidades de Condado e Montadas, circulando com oficinas de linguagem audiovisual ministradas pelo cineasta Torquato Joel, da UFPB.

Em 2012, lançou seu primeiro filme: ‘Fogo pagou’, que teve o roteiro trabalhado durante o I JABRE – Laboratório Paraibano Para Jovens Roteiristas, tendo sido premiado com a sua produção pela Pigmento Cinematográfico, participando de vários festivais de cinema pelo país e conquistando prêmios. Também é diretor de ‘Capela’, ‘Aroeira’ e ‘Seiva’. ‘Labuta’ é sua estreia como diretor de fotografia.

O outro papo da noite é com Poroger, executivo de desenvolvimento de séries de televisão da Anonymous Content Brazil, em joint venture com a RT Features. Ele já dirigiu e roteirizou curtas-metragens que passaram por diversos festivais, dentre eles Palm Springs Film Festival, Festival de Gramado, Brasília, Rio, É Tudo Verdade, Mar del Plata, Olhar de Cinema, AnimaMundi, com exibições na Cinémathèque Française, Festival de Annecy e Harvard University. Nesse percurso, são mais de 20 prêmios acumulados.

Poroger é também diretor do selo Finos Filmes, responsável pelo Festival de Finos Filmes, mostra anual de curtas que está com inscrições abertas e, desde 2014, em parceria com diversas instituições de renome, alia exibição de filmes a debates multidisciplinares, além de oferecer workshops, atelier de desenvolvimento de projetos e outras atividades. Publicou textos na Folha Ilustríssima, Carta Capital e Nexo, além de ter sido crítico de cinema da Folha Ilustrada.

O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários