Projeto fortalece ações da linha de cuidado de doenças crônicas na Paraíba


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quarta-feira (15), o Encontro Regional do Projeto FortaleceRAS. Como uma ação pioneira no país, o programa tem o objetivo de fortalecer as ações de implementação da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas. A agenda tem a participação dos gestores municipais e dos serviços que compõem a rede de atenção dos municípios da 1ª Região de Saúde. As linhas de cuidado a serem trabalhadas no projeto são: Sobrepeso e obesidade(SPO), hipertensão (HAS), diabetes tipo 2 (DM2), infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Ari Reis, essa é uma iniciativa do Proadi-SUS, conduzido pelo Hospital do Coração (Hcor) – referência em cardiologia no país –, e realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB). Ele explica que o FortaleceRAS tem como meta estabelecer protocolos para fortalecer a assistência básica em saúde, na prevenção de obesidade, de hipertensão arterial e epidemias.

“Tudo isso faz parte no que o estado está investindo esse ano. Foram 15 milhões de reais para o Coração Paraibano. Foram 140 milhões de reais investidos nos últimos 4 anos para apoiar a atenção básica, por meio de convênios do governo estadual com os municípios. Hoje é dia de celebrar essa experiência que vai sair daqui da primeira região e vai atingir o interior do estado, no intuito de trabalhar a prevenção de doenças coronarianas na atenção básica”, destacou.

O projeto teve início em 2022, em apenas dois estados: Paraíba e Rio Grande do Norte. Na primeira etapa, os profissionais dos municípios tiveram a oportunidade de problematizar situações que interferem na condução da rede e de trabalhar na construção de um plano de intervenção para obter melhorias nos níveis assistenciais e gerenciais da atenção primária.

A gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, pontua que o intuito do FortaleceRAS é fazer com que essas linhas de cuidados trabalhadas no projeto sejam implantadas desde atenção primária até a média e alta complexidade. “Trabalhar as doenças crônicas que são responsáveis pelo maior número de mortes não violentas no país, é conseguir ganhos para a saúde, para a população. Com esse projeto, tentamos reduzir o número de mortes evitáveis e melhorar a qualidade de vida da população”, completa.

Os próximos passos do projeto são: monitoramento, implementação dos instrumentos na rotina dos serviços, comunidade de práticas com o compartilhamento dos saberes, e a criação de um grupo condutor de regulação estadual e municipal pra fortalecer a rede.

 SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários