Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Senado aprova projeto de Veneziano que denomina de Rodovia Álvaro Gaudêncio Filho a BR 412, da Praça do Meio do Mundo até Monteiro

 

A Comissão de Educação – CE do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (14) o Projeto de Lei (PL 3404/2020), do Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que denomina de “Rodovia Álvaro Gaudêncio Filho” a BR-412, no trecho entre o Km 0, na localidade Farinha até seu final, no KM 129, na cidade de Monteiro. A matéria foi aprovada em Caráter Terminativo, ou seja, não precisará ir a Plenário, seguindo direto para a sanção do Presidente da República.

O projeto de Veneziano é uma reapresentação do PL 6.435/2009, apresentado na Câmara dos Deputados pelo saudoso Deputado Federal Rômulo Gouveia (PSD-PB). Segundo Veneziano, a matéria se constitui em uma homenagem dupla a Álvaro Gaudêncio Filho e Rômulo Gouveia. “É uma singela ação para reconhecer o trabalho e homenagear esses importantes homens públicos brasileiros e paraibanos”. A relatora do Projeto na CE foi a Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que considerou “justa e merecida” a homenagem e votou, em seu relatório, pela aprovação da matéria.

Ao justificar o Projeto, Veneziano afirmou que a BR-412 é um importante eixo de ligação entre as principais cidades do Cariri paraibano e demais regiões do estado; e uma das ligações asfálticas entre a Paraíba e o estado de Pernambuco. “Leva progresso e desenvolvimento àquela região do estado. Foi nessa região da Paraíba que o homenageado, ex-deputado federal Álvaro Gaudêncio Filho, exerceu grande liderança política, sendo um dos principais responsáveis pela sua implantação”.

Perfil do Homenageado

Advogado por formação, Álvaro Filho destacou-se nos diversos cargos públicos que exerceu, nas esferas política, administrativa e jurídica. Em 1970, foi eleito para a Câmara Federal com expressiva votação e passou a defender as causas ligadas à agricultura e aos agricultores. Foi membro e Relator da importante Comissão de Previdência Social, quando foi concedida a aposentadoria ao homem do campo, através de um instrumento até hoje chamado de Funrural, que permitiu que milhares de homens e mulheres do campo tivessem uma vida condigna e se fixassem à terra, evitando o êxodo rural.

Álvaro Gaudêncio Filho foi deputado federal por 16 anos e, mesmo após deixar o mandato, continuou a fazer política, como o principal chefe político do Cariri, e a atender a todos os que o procuravam. Por essa característica, era respeitado e admirado por seus adversários. É lembrado na Paraíba pelos muitos benefícios que conseguiu para os municípios do Cariri Paraibano e do Compartimento da Borborema, entre os quais a BR-412, que trouxe progresso e desenvolvimento para essas regiões do estado.

Seu falecimento ocorreu em Campina Grande, em 12 de março de 2004. A Família Gaudêncio destaca-se pela atuação na economia e política da região do Cariri da Paraíba, tendo vários membros exercido importantes cargos públicos e eletivos no Estado.

DE OLHO NO CARIRI


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários