Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


SUS faz 300 mil laqueaduras em 4 anos, mas mulheres citam dificuldades e falta de apoio


 Diane sempre soube que não queria ser mãe e, desde os 25 anos, tenta fazer uma laqueadura, a cirurgia que corta as tubas uterinas para impedir uma gravidez. Hoje, poucos meses de completar 30 anos, a pesquisadora já contabiliza quatro tentativas frustradas na busca pelo procedimento, ainda não realizado.

“É muito chato isso. Eu mesma não posso cuidar da minha saúde e do meu planejamento familiar", conta ao g1 a moradora do Rio de Janeiro (RJ), que preferiu não revelar o sobrenome.

Ao longo dos últimos quatro anos, ao manifestar interesse em fazer uma laqueadura, ela afirma que foi ignorada por profissionais de saúde nas redes pública e particular. "A enfermeira pegou a lei da minha mão para mostrar para a supervisora dela e, quando voltou, disse que eles não estavam reconhecendo essa lei”, relata Diane.

  • Citada acima, a lei do planejamento familiar é de 1996 e, no ano passado, foi atualizada;
  • Em 5 de março deste ano, começaram a valer novas regras para a esterilização no Brasil;
  • A idade mínima para fazer laqueadura ou vasectomia passou de 25 para 21 anos;
  • Quem tem pelo menos 2 filhos vivos também está autorizado, independentemente da idade;
  • Pessoas sem filhos podem fazer, desde que tenham a idade mínima;
  • É necessário esperar 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico;
  • Foi dispensada ainda a autorização do cônjuge para realizar a cirurgia;
  • Nos últimos quatro anos, foram feitas 324.272 laqueadura no SUS.

Após muita insistência, Diane foi colocada na fila de cirurgias eletivas do SUS no final de 2022. Mas, dois meses depois, o status apareceu como negado, e nenhuma explicação foi dada a ela.

Já a professora Fabiane Pereira esperou seis anos até entrar na sala de cirurgia, em novembro de 2020, quando fez a chamada salpingectomia.

Apesar de ser claro, o texto ainda é mal interpretado. Reunidas em grupos nas redes sociais, mulheres que não querem ser mães trocam experiências sobre a realização da laqueadura e fazem listas compartilhadas com nomes de médicos que fazem o procedimento, além dos estados em que atuam.

Nos grupos, também incentivam mulheres a levar a legislação "embaixo do braço", assim como fez Diane e Fabiane, para evitar qualquer manifestação contrária à cirurgia.

G1




FALA PARAÍBA BORGES NETO

Comentários