Vacina Mais PB: Saúde promove oficina e orienta municípios para aumentar coberturas vacinais

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Imunização, promoveu, nesta segunda-feira (27) pela manhã, uma oficina para coordenadores de imunização e da atenção básica, das 2ª (Guarabira) e 12ª (Itabaiana) Gerências Regionais de Saúde, para construírem planos de ação com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais nos municípios. O encontro, que ocorreu na Espep, na capital, faz parte do Vacina Mais Paraíba, programa que visa atualizar as cadernetas de vacina e melhorar os índices de vacinação, que apresentaram queda nos últimos anos.

Nesta quarta-feira (29), a oficina será realizada para os profissionais dos municípios da 2ª Macrorregião de Saúde, em Campina Grande, e na sexta-feira (31), será em Patos, para os municípios da 3ª Macro. “A nossa intenção é visualizar as fragilidades e potencialidades de cada município e, a partir daí, elaborar o plano de ação e, dessa forma, melhorar as coberturas vacinais em todo estado”, disse a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara.
 
A gerente operacional de Atenção Básica da SES, Débora Rangel Arruda, lembrou do papel da Atenção Básica na vacinação dos municípios. “A Atenção Básica fortalece a vigilância epidemiológica com as ações, apoia os municípios na vacinação com a organização dos fluxos para, consequentemente, aumentar a cobertura e atingir as metas”, pontuou.
 
No ano de 2022, nenhuma vacina atingiu a meta na Paraíba. As vacinas que têm 95% de meta da cobertura vacinal tiveram a seguinte cobertura: pentavalente (70,85%), meningocócica (71,04%), tríplice viral (77,32%), poliomielite (70,8%), pneumocócica (74,96%) e hepatite A (69,62%). Também não atingiram as vacinas com meta de cobertura de 90%. São elas rotavírus humano (69,6%) e BCG (88,93%).

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários