Centro Reabilitação de Sousa realiza programação especial de conscientização sobre o autismo

 


O Centro Especializado de Reabilitação de Sousa (CER IV), pertencente à rede estadual de saúde, realiza nesta terça-feira (4) o Dia D do Autista, com uma série de ações voltadas para os usuários atendidos na unidade alusivas ao Dia Mundial do Autismo, que transocorreu nesse domingo (2). Durante o mês de abril, acontece uma programação especial, a fim de dialogar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o tema “Mais Informação, menos preconceito”. Para o dia 25, está previsto um evento para profissionais da educação infantil da cidade de Sousa.

O transtorno do espectro autista (TEA) aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, ele se manifesta nos primeiros 5 anos de vida. A população afetada frequentemente possui comorbidades associadas tais como: epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. De acordo com a diretora do CER de Sousa, Márcia Virgínio, de 2019 até final de fevereiro de 2023, foram emitidos 723 laudos com diagnóstico de autismo na unidade.

Ela considera importante se discutir esse tema para que mais pessoas possam se informar sobre o TEA e o preconceito seja cobatido. Ela explica como funcionará a programação especial neste mês de abril: "O primeiro evento será nesta terça-feira (4), em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Sousa, durante todo o dia, pela manhã, das 8h às 11h30 e pela tarde das 13h30 às 17h, voltado para os autistas que são acompanhados no setor de Reabilitação do CER. Promoveremos o Dia D do Autista com Acolhimento e Informações aos pais e responsáveis sobre a Reabilitação nos espaços terapêuticos; Atualização da Caderneta de Vacinação; Saúde Bucal com orientações sobre higiene, aplicação de flúor e distribuição de Kits para usuários; Emissão de Documentos; Entrega de Carteirinhas para Autistas e atividades lúdicas".

Para encerramento da campanha, será realizado o II Encontro Alusivo ao dia Mundial da Conscientização do Autismo, com o tema “Mais Educação, menos Preconceito”, em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Sousa e 10ª Gerência Regional de Educação, no dia 25 deste mês, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para os professores, coordenadores pedagógicos e cuidadores da Educação Infantil (da cidade de Sousa), com o objetivo de proporcionar um momento qualitativo e de aprendizagem sobre os desafios e conquistas da educação para autistas. O evento contará com a participação do neurologista pediátrico do CER IV Hálamo Abrantes e como palestrante a psicóloga e analista comportamental Táglia Paixão.

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários