João Azevêdo prestigia posse da mesa diretora do TRF5 e destaca união institucional para fortalecimento da democracia

 

O governador João Azevêdo prestigiou a posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, no final da tarde dessa segunda-feira (3) na sede do Tribunal, em Recife (PE). Em solenidade bastante prestigiada, o desembargador federal Fernando Braga Damasceno tomou posse como novo presidente do TRF5 juntamente com a vice-presidente, a desembargadora Germana Moraes, e os demais membros da mesa diretora para o biênio 2023-2025. 
 
“A união de todos os poderes por um país melhor começa pela Justiça e para isso é preciso que a esta continue se aprimorando e funcionando bem”, declarou João Azevêdo, ao desejar sucesso à nova mesa diretora da Justiça Federal e reafirmou a confiança que a união institucional é fundamental para o fortalecimento da democracia. “Várias ações nas instâncias iniciais da jurisprudência dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará passam por esse tribunal e é fundamental que funcione da melhor maneira”, completou.   
 
Fernando Braga Damasceno substitui o desembargador federal Edilson Nobre Júnior – que se despediu da presidência da Corte com um discurso de saudação da nova gestão.  Após tomar posse, o novo presidente do Tribunal Regional Federal destacou algumas diretrizes da sua gestão, como o apoio às ações formativas dos juízes; o incentivo à produção de conhecimento seguro, no âmbito dos laboratórios de inovação e dos centros de inteligência; o investimento em tecnologia, como forma de otimizar o tempo do juiz; e a busca pela equalização das assessorias dos desembargadores mais antigos e daqueles que ingressaram na Corte em sua recente ampliação.
 
O novo presidente do TRF5 também enfatizou que a gestão será realizada em parceria com magistrados, magistradas, servidores e servidoras. “Percebi que essa jornada não é só minha. Sou apenas um servidor entre 3.957; um magistrado entre 234 e um desembargador entre 24, todos compartilhando os mesmos propósitos”, salientou Braga.
 
Dentre as autoridades estiveram presentes à solenidade a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber; o ministro da Educação, Camilo Santana; os governadores da Paraíba, João Azevêdo; do Ceará, Elmano Freitas; de Pernambuco, Raquel Lyra; e de Alagoas, Paulo Dantas; o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Pereira Alves; o ministro do STJ , Francisco Falcão; e senadores. Dentre as autoridades paraibanas estiveram os deputados federais Hugo Mota e Murilo Galdino, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; o procurador geral do Estado, Fábio Andrade;  o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, João Benedito; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz.  
 
Homenagem - Ao final da cerimônia, as desembargadoras federais Germana Moraes, Joana Carolina e Cibele Benevides fizeram uma homenagem à ministra Rosa Weber, à presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Mônica Sifuentes, e à senadora Augusta Brito. As magistradas entregaram um broche em forma de rosa, com as cores verde, violeta e branca, em referência ao movimento sufragista.

SECOM P´B


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários