Prefeitura de João Pessoa distribui uma tonelada de sementes de milho para produtores rurais


A Prefeitura de João Pessoa inicia, na tarde da próxima segunda-feira (3), a distribuição gratuita de uma tonelada de sementes de milho a cerca de 50 produtores da zona rural do município. A doação é destinada a famílias assistidas pelo programa Eu Posso Semear, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). O objetivo é que os agricultores garantam a colheita de milho para comercializá-lo no período junino.

As sementes, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são de um tipo híbrido de milho verde, o BRS 3046, uma variação superprecoce que garante a colheita num prazo aproximado de 60 dias.

“Nossa distribuição acontece em um momento estratégico, justamente para que os produtores, sob orientação da equipe técnica do Eu Posso Semear, possam fazer o plantio de forma adequada, dentro da janela de tempo ideal para colher o resultado em junho, quando a venda do milho fica aquecida devido à procura para os festejos juninos”, destacou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O BRS 3046 é um milho superior agronomicamente a outros híbridos disponíveis no mercado. Trata-se de uma planta bastante adaptada para as condições da região e resistente a vários tipos de doenças e pragas. “Além disso, conseguimos plantá-la de forma mais adensada, resultando em uma produção média de 45 mil espigas por hectare”, explicou Adriano Flávio Vasconcelos, diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest.

Doações – Esta não é a primeira vez que o Eu Posso Semear garante sementes de milho aos produtores atendidos pelo programa. Em 2021, 56 agricultores receberam uma tonelada, ao todo. Já em 2022, outra tonelada foi destinada a 71 trabalhadores do campo.

 PARAÍBA.COM.BR



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários