Após denúncias, prefeituras e polícia no Brejo devem fiscalizar e punir uso indevido de quadriciclos e UTVs, recomenda Ministério Público

 

O uso de quadriciclos e veículos utilitários multitarefas, conhecidos como UTVs, por menores de idade e pessoas sem habilitação entrou na mira do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O órgão pediu que as prefeituras de Bananeiras, Borborema e Serraria, além da Polícia Militar e órgãos de trânsito, tomem providência para coibir essas ações e puna quem for flagrado descumprindo recomendações de tráfego e segurança.

Conforme apuração do ClickPB, as recomendações, motivadas por denúncias da população, foram feitas pelos promotores Ítalo Mácio de Oliveira Sousa, da 1ª Promotoria de Justiça de Bananeiras, e Airles Kátia Borges Rameh de Souza, da 2ª Promotoria de Justiça de Bananeiras.

No entendimento dos promotores, o uso desses veículos em área urbana vem gerando perturbação do sossego e poluição sonora. Além disso, tanto os quadriciclos quanto os UTVs estão sendo conduzidos por pessoas não habilitadas e menores de idade.

Com isso, as recomendações são de que as prefeituras e a Polícia Militar iniciem, em prazo de 15 dias, fiscalizações para coibir as irregularidades, apliquem multas e autuem os responsáveis, inclusive criminalmente.

Além disso, a recomendação também é de que as prefeituras promovam campanhas educativas e de conscientização, além de testes de alcoolemia, com a população para que os UTVs e quadriciclos sejam utilizados apenas em área rural e por pessoas com habilitação categoria B.

Por fim, o MPPB também recomenda, desta vez para donos de lojas e responsáveis por eventos esportivos, que não aluguem esses veículos a menores ou pessoas inabilitadas. 

Em caso de desobediência, os menores de idades flagrados conduzindo os veículos serão responsabilizados por ato infracional e responsáveis por eles responderão criminalmente, com os veículos sendo apreendidos.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários