Artesanato paraibano será exposto pela primeira vez no Sul do País em evento internacional


 A região Sul do País é mais um importante mercado que se abre para o artesanato paraibano. É que um grupo de artesãos do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)/Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) participa, a partir deste sábado (20), em Florianópolis, Santa Catarina, da nona edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que será realizada até o dia 28 deste mês. A iniciativa do Governo do Estado ocorre em parceria com o Sebrae-PB.

Os artesãos paraibanos — dez ao todo — estão incluídos nos mais de 230 expositores da Feincartes, vindos de vários estados brasileiros e mais 15 países. O evento está em sua nona edição na capital catarinense. Quando são incluídas outras cidades brasileiras, a Feincartes já possui 55 edições.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, não tem dúvidas do sucesso dos paraibanos na Feincartes. “O público visitante da Feincartes ficará encantado com as belezas do artesanato paraibano. Vamos vender bem e gerar renda para os artesãos e as artesãs que estarão no nosso estande. O Governo do Estado mais uma vez cumpre seu compromisso de incentivar cada vez mais o artesanato e transformar a vida daqueles que fazem esse segmento para melhor", comentou.

A estimativa é que o volume de negócios gerados supere os R$ 100 mil. A secretária estadual do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressalta que a participação em um evento desse porte vai além da geração de renda. "Este evento é mais uma oportunidade para os nossos artesãos e artesãs. Não apenas de bons negócios. Mas acima de tudo com relação à visibilidade do artesanato paraibano que, com os investimentos do Governo do Estado, não para de evoluir, sem deixar de ser genuíno, o que garante ao segmento admiração e, como resultado, a abertura de diversas portas na Paraíba e também lá fora, como é neste caso, com esta exposição inédita em uma grande feira no Sul do País", disse.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou que a seleção dos artesãos participantes da Feincartes foi feita por meio de edital de chamamento público, com resultado publicado no Diário Ofical do Estado (DOE). "A intenção do nosso programa em participar da Feincartes foi abrir novos horizontes para os artesãos da Paraíba. Nunca havíamos antes participado de feiras no Sul do País. Viemos fazer essa experiência e acessar o mercado consumidor da região, e temos a expectativa de que responda positivamente", disse.

A diretora da Feincartes, Maria Mathias, ressaltou o apoio institucional que os artesãos receberam de alguns estados, incluída aí a Paraíba. "Muitos estados, visando valorizar a sua produção, abriram chamamento para artesãos, e chegam na Feincartes com apoio institucional. É o caso da Federação de Artesãos do Piauí e dos estados da Paraíba e Mato Grosso", afirmou.

A PB NA FEINCARTES — A exposição da Paraíba vai oferecer aos catarinenses e aos turistas que visitarão o evento a oportunidade de conhecer uma das mais autênticas produções artesanais do Brasil, com diversas premiações, inclusive pelo Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina.

A Paraíba tem ainda o primeiro município do Brasil — Monteiro, no Cariri — reconhecido como a Cidade Mundial do Artesanato, reconhecimento concedido também pelo Conselho Mundial do Artesanato.

No estande de 50 metros quadrados, estarão expostos produtos de algodão colorido, tecelagem, labirinto, cerâmica, macramê, crochê, metal e renda renascença.

SERVIÇO — A Feincartes será realizada de 20 a 28 de maio, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), localizado na avenida Gustavo Richard, n° 850, no Centro da capital catarinense.

O horário de visitação é das 15h às 22h. A entrada custa R$ 10. No entanto, pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada e crianças menores de 12 anos, acompanhadas dos responsáveis, não pagam

SECOM-PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários