Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Barracas da orla de Cabedelo, sem autorização de funcionamento são demolidas


Pelo menos 70 estruturas de bares, quiosques e caiçaras estão sendo demolidos, na manhã da última quarta-feira (24), na praia de Miramar, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. A demolição cumpre uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) de 2019.

De acordo com Paulo Moura, diretor de fiscalização de obras da prefeitura de Cabedelo, os barraqueiros mais antigos vão ter a oportunidade de ser contemplados com novas construções de bares e quiosques. No entanto, essa distribuição vai acontecer por meio de sorteio.

No início de março, quiosques da Praia Formosa também foram demolidos seguindo a mesma recomendação de 2019 do Ministério Público Federal (MPF).

A assessoria da procuradoria do município informou à época que a recomendação não foi cumprida anteriormente por conta da Covid-19, já que atividades administrativas foram reduzidas e não estava havendo funcionamento dos comércios em razão das restrições pela doença.

Joel Roberto, de 57 anos, pescador na praia de Miramar, em Cabedelo — Foto: Antônio Vieira/TV Cabo Branco

Joel Roberto, de 57 anos, pescador na praia de Miramar, em Cabedelo — Foto: Antônio Vieira/TV Cabo Branco

Para os pescadores, a situação preocupa. De acordo com o abastecedor de barco Joselito Ribeiro, eles não receberam informações prévias sobre a retirada das barracas dos pescadores.

“Estou mais de 17 anos na praia. A gente não sabia nada, falou sobre os bares, mas sobre as caiçaras não disseram nada”, relata Joselito.

Para Joel Roberto, de 57 anos, a situação rememora a origem de todos que trabalham no local. “Isso é por causa de rico, porque quando fazem esses apartamentos aqui, não querem pobre na frente. Nós somos pescadores. Quando chegaram aqui, a gente já estava. Estou com 57 anos, nasci e me criei aqui na beira de praia”, desabafa.

A recomendação foi cumprida nesta quarta-feira com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, para manter a segurança do local, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

 PORTAL DO LITORAL PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários