CAPS de Sumé é totalmente reformado e ampliado


Em um momento recheado de emoção, e marcando a semana de Luta Antimanicomial, a prefeitura entregou à comunidade sumeense, na manhã da última quinta-feira, 18, o novo prédio do CAPS.

Com a obra na infraestrutura, o CAPS recebeu reforma em todo o prédio, ampliação da cozinha, reformas das salas, fachada, entrada, sala de convivência, banheiros, banheiro com acessibilidade, horta, pintura em todo o prédio, climatização de todas as salas, aquisição de equipamentos de informática (computadores, impressoras, tv, notebook), e móveis para todos os ambientes deste espaço, agora sinalizado e com placas de identificação.

Todo esse investimento foi feito com recursos próprios do município e importou no valor aproximado de $ 100 mil reais,

Instalado no município de Sumé em setembro de 2010, o CAPS I “Novos Rumos” funciona na Rua Amara Rocha, 15, bairro da Várzea Redonda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, atendendo cerca de 700 usuários de saúde mental, incluindo o ambulatório de psiquiatria e os que frequentam assiduamente o espaço.

O Caps dispõe de psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeira, técnico em enfermagem, auxiliar administrativo, artesão, educadora física, recepcionista, cozinheira, porteiro, auxiliar geral, além de estagiários na área, todos coordenados por Lorena Marques.

A rotina dos usuários inclui, de segunda a sexta, oficinas terapêuticas, psicoterapia de grupo, habilidades manuais com o artesanato, práticas corporais, construindo cidadania, saúde e cidadania, homenagens aos a
Aniversariantes do mês, cinema e vídeo, além das atividades físicas orientadas e atividade no campus da UFCG/CDSA no Projeto Sumé com Flores, coordenado pela Professora Adriana Meira.

“Caps não é lugar de doido. Todos nós somos iguais e temos, cada um, o seu momento de transtorno, uma depressão. Aqui nós somos acolhidos, tratados com medicamentos, mas principalmente, cuidados com carinho”, disse Aline, usuária do Caps há mais de 10 anos.

“A minha filha melhorou 90% desde que começou a frequentar o Caps, porque nós da família, não sabemos as vezes como lidar e aqui, que é também nossa família, eles nos ensinam a cuidar deles e também cuidam de nós”, declarou Zilda, mãe de usuária.

Lorena Marques, coordenadora, falou do início do Caps, enalteceu sua equipe, a quem dedicou todos os méritos e, sobretudo ao psicólogo da instituição, Divanício Albuquerque, pioneiro nesse trabalho, além de agradecer a gestão por todo apoio.

Visivelmente emocionadas Tanniery e Adriana falaram da importância de um espaço desses para o município, do zelo e da capacidade empática dos profissionais, “aqui não é somente um espaço físico, é um espaço de amor”, disse Adriana. “Vocês são importantes e vistos por nós como pessoas que nos ensinam a ser melhores e a trabalhar com mais determinação todos os dias”, disse a secretária de saúde.

Por fim, Éden ressaltou que não acredita em gestão sem olhar para as pessoas, em obras e construções que não forneça condições de desenvolvimento humano, “em nossa gestão, uns cuidam dos outros, nós nos importamos uns com os outros”. Reforçou seu compromisso de, enquanto estiver no comando da gestão, inaugurar obras e implantar ações que possam, de alguma forma, transformar as vidas das pessoas para melhor.

Presentes ao evento, os Vereadores, Daniel Lêla (Presidente), Antônio Carlos Sarmento e Leônidas Albino (Bomba), os Secretários Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos, respondendo pela Agricultura), e Ednalva Libânio (Assistência Social), Heleno Jr (Chefe de Gabinete), Geraldinho Feitosa (líder comunitário do bairro da Várzea Redonda), Adriana Meira, professora de Solos da UFCG/CDSA, servidores das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, toda equipe do Caps, usuários e familiares e a comunidade local.

 ASSESSORIA




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários