Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba tem música brasileira como destaque


 Músicas dos brasileiros José Siqueira e Rogério Duprat estão no concerto que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba vai apresentar, nesta quinta-feira (18), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Com regência do maestro titular da OSJPB, Luiz Carlos Durier, o 3º concerto da temporada 2023 vai contar com a participação da violinista Julia Fernandes como solista.

“Todas as obras do concerto apelam para as grandes emoções, como paixão, esperança, sensualidade e orgulho da terra natal”, disse o maestro Durier. “O público terá contato com obras importantes, que serão tocadas pela primeira vez em nossa sala. ‘Cenas Históricas’, de Sibelius, por exemplo, é um retrato da história e o orgulho da Finlândia, país onde nasceu o compositor”, explicou.

Durier ressaltou também a “Peça de Concerto para Violino”, de Camile Saint-Saens, que segundo ele, favorece ao solista demonstrar todas as habilidades musicais e técnicas. “A obra de abertura é uma linda e encantadora canção de Edward Elgar, intitulada ‘Rosemary’, e eu gostaria também de destacar a ‘Dança Nordestina’, do compositor paraibano José Siqueira”, completou o maestro.

Após a abertura com “Rosemary”, do inglês Edward Elgar, a Orquestra Jovem vai executar, com a solista Júlia Fernandes, a “Peça de Concerto para Violino e Orquestra, Op. 62”, composição do francês Camile Saint-Saens. Em seguida, será a vez do público conferir a música do finlandês Jean Sibelius: “Cenas Históricas n. 1, Op. 25 (Abertura, Cena – Tempo de Minueto e Festivo – Tempo de Bolero)”.

A música brasileira estará presente nessa parte do concerto, com a execução de “Dança Nordestina”, do paraibano nascido na cidade de Conceição, José Siqueira, que foi compositor, maestro, professor, musicólogo e acadêmico brasileiro, fundador das principais orquestras brasileiras e um dos mais importantes nomes da música erudita mundial.

O terceiro concerto da temporada segue com as músicas “Dança Húngara n. 5”, do alemão Johannes Brahms, com orquestração de Albert Parlow; “Tuscaloosa Tango”, composição do americano Daniel Leo Simpson, e encerrando com a obra do compositor, arranjador e maestro brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, Rogério Duprat, um dos mais importantes participantes do movimento musical Tropicália. Dele, a Orquestra Jovem vai executar “Baianos D’Outrora”, com as músicas Baby, Domingo no Parque, Alegria, Alegria e Tropicália, proporcionando um final alegre e festivo ao concerto.

O regente – O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo desempenho profissional frente a OSPB.

A solista – Julia Fernandes nasceu em João Pessoa (PB) e iniciou os estudos de violino aos nove anos de idade, na cidade de Eusébio (CE). Desde então, participa de diversos festivais de música por todo o país e de masterclass com renomados professores brasileiros e estrangeiros. Em 2011, ingressou no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba, com a professora Sandra Aquino, e na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba, sob regência da maestrina Norma Romano.

Em 2020, a violinista foi premiada no International Classic Web Competition, realizado por instituição italiana, e no ano seguinte, recebeu mais uma premiação internacional pelo Concours International Eurochestries – Jovens Talentos da Música Clássica. No ano passado, recebeu ainda a premiação da IX Edição Concurso Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa, na cidade de Fortaleza (CE).

Atualmente, Julia Fernandes cursa o bacharelado em música pela UFPB e atua como violinista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Próximos Concertos

A Orquestra Sinfônica da Paraíba fará concerto no próximo dia 25 de maio e em 15 de junho, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Já a Orquestra Jovem fará dois concertos no mês de junho: no dia 1º na Igreja Santo Antônio, no Bairro dos Bancários, e no dia 22, na Sala de Concertos.

Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e vale ressaltar que os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba – 3º Concerto Oficial da Temporada 2023

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Solista: Julia Fernandes (violino)

Dia: 18 de maio (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito

PARAÍBA.COM.BR



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários