Conferência debate prioridades da saúde e inicia discussões em grupo

 


O espaço instalado na noite dessa quarta-feira (24), na 10ª Conferência Estadual de Saúde, continuou abrigando discussões e propostas nesta quinta-feira (25). O segundo dia do evento foi marcado por mesas redondas com debate sobre o controle social como mecanismo para salvar vidas e ações do Governo Federal na retomada da saúde como ciência. Representantes do Ministério da Saúde também participaram e deram destaque às ações para ampliação dos programas de saúde em todo Brasil.

A programação matutina contou com a presença do diretor de Programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do MS, Felipe Proenço. Em sua apresentação, ele tratou sobre as mudanças que o MS está realizando para retomar os investimentos no SUS. “Temos um ministério que retomou uma série de diretrizes fundamentais para o Sistema Único de Saúde e a perspectiva da democracia e da ciência. Outra diretriz fundamental é a da participação popular e articulação interfederativa, e é nesse sentido que temos dialogado com estados e municípios. Ver o envolvimento de usuários, trabalhadores e gestores nesse momento de fortalecimento do SUS através das conferências é fundamental para que possamos formular políticas públicas que atendam às necessidades da população”, frisou.

Durante a tarde, aconteceram os trabalhos em grupos dos quatro eixos propostos a partir do tema deste ano. O psicólogo Lucas Lucena, do município de Bonito de Santa Fé, está participando pela terceira vez da conferência. “É um momento de muita esperança em que viemos pleitear nossas propostas para que as necessidades do nosso município sejam contempladas”.

De acordo com Lucas, não só as demandas dos usuários, mas também as dos profissionais devem ser consideradas. “Trazemos algumas pautas que são importantes para a população e outras que cuidam também dos profissionais. Claro que o mais importante nesse momento é trazer a população para esse diálogo, pois o controle social é a consolidação da democracia na saúde”.

Nesta sexta-feira (26) a Conferência Estadual de Saúde chega ao seu último dia, com continuidade das discussões em grupo no turno da manhã. No período da tarde acontecerá a eleição para definir os 76 delegados que representarão a Paraíba na etapa Nacional, que acontecerá em Brasília durante o mês de julho.

SECOM PB





FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários