Criada por Marmuthe, Semana do Bebê tem atividades realizadas pela Prefeitura de João Pessoa

 

A ‘Semana do Bebê’ está sendo realizada mais uma vez em João Pessoa. O evento completa 8 anos e foi instituído no calendário oficial de eventos do Município de João Pessoa através da Lei Municipal 13.018/2015, de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos). Trata-se de uma iniciativa intersetorial e interdisciplinar, articulada para realização de inúmeras atividades e serviços destinados a combater a mortalidade infantil, prevenir doenças através do cartão de vacina, além de cuidar da integridade das crianças na primeira infância, que vai de 0 a 6 anos de idade.

A ‘Semana do Bebê’, realizada nos últimos anos em cidades como João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo, vem contribuindo para reduzir ainda mais o número de óbitos entre recém-nascidos e crianças. Na Capital, a programação do evento segue até sexta-feira (26), com atividades voltadas para a saúde, práticas pedagógicas e assistência social, em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da nossa cidade.

O vereador participou da solenidade de abertura da Semana, realizada na manhã de hoje (22), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Tota, no Bairro dos Ipês. Na ocasião, destacou que a realização de várias edições da ‘Semana do Bebê’, nos últimos anos, teve um papel importante para redução da mortalidade infantil. “O evento consegue até ultrapassar esse objetivo, pois contribui para garantir o acesso das gestantes ao pré-natal; incentiva o aleitamento materno; melhora a qualidade de vida das crianças de até três anos; diminui o nível de exclusão social causado pela gravidez na adolescência; e mobiliza a sociedade sobre a importância e os cuidados na primeira infância, que vai do nascimento até os seis anos”, disse Marmuthe.

Deste modo, a ‘Semana do Bebê’ se consolida como elemento estratégico da política pública de saúde voltada às mães, gestantes e crianças. Em João Pessoa, costuma beneficiar milhares de famílias a cada edição, de forma direta e indireta, com o envolvimento de centenas de profissionais das áreas da saúde, educação, assistência e desenvolvimento social. Este esforço integrado, envolvendo secretarias e órgãos da Prefeitura da Capital; empresas parceiras; redes, conselhos e comitês nos territórios; com a participação da sociedade civil organizada, vem realmente fazendo a diferença.

“A ‘Semana do Bebê’ se fortalece e se consolida a cada ano como uma das principais ações intersetoriais desenvolvidas pela Gestão Municipal. Por isso, é motivo de alegria saber que o nosso mandato contribuiu para a construção desta história, e dos resultados expressivos do evento, tanto na redução da mortalidade infantil e materna, quanto no aumento da conscientização em torno dos cuidados com a saúde das gestantes, bebês e crianças, entre outros avanços que foram possíveis ao longo dos anos”, finalizou Marmuthe.

BLOG DO NINJA 


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários