Desenvolvimento integrado: encontro de gestores discute prioridades para o Cariri da Paraíba

 

Estimular a cultura da cooperação e a convergência de esforços em prol do desenvolvimento econômico e social do Cariri da Paraíba. Foi com esse objetivo que o Sebrae/PB iniciou, nesta quinta-feira (11), o Encontro do Pacto Novo Cariri, para prefeitos e gestores públicos dos municípios da região. Realizado em Cabaceiras, o encontro também contou com a participação de empresários e representantes de instituições parceiras, com foco na construção de um planejamento estratégico para a região.

De acordo com o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, a proposta da instituição, para a construção de um novo planejamento estratégico para a região, ocorre 23 anos depois da celebração do Pacto Novo Cariri (Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Cariri Paraibano).

Capitaneado pelo Sebrae no início dos anos 2000, esse Pacto promoveu, através do esforço coletivo e da integração de diversas instituições e políticas públicas, uma grande revolução econômica e social na região, transformando em oportunidades as suas características naturais que até então eram vistas como adversidades.

“O grande objetivo desse evento é trazer a comunidade do Cariri para um novo encontro, em que as pessoas vão construir coletivamente a sua agenda de futuro e de desenvolvimento da região. O Sebrae está aqui propondo, 23 anos depois de evolução do Pacto Novo Cariri, uma segunda jornada, ou seja, uma jornada que poderá ser dos próximos 10 ou 20 anos, ou do tempo que a comunidade achar necessário”, explicou.

Ainda conforme o superintendente, esse novo planejamento estratégico e suas prioridades serão construídos por toda a comunidade, através da cooperação e da convergência de esforços. “O mais importante é que esse passo inicial, dado hoje, tenha como ponto de partida as pessoas que aqui estão e todas as outras que possam contribuir, porque nós estamos tratando aqui de desenvolvimento para todos, para as pessoas que estão aqui hoje, para as que vão estar aqui amanhã e para pessoas que sequer nasceram ainda”, acrescentou Luiz Alberto Amorim.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (AMCAP), Adriano Wolff, que é prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, destacou a importância da união de esforços para a obtenção de resultados coletivos. “Eventos como esse são importantes para que a gente possa realmente pensar no desenvolvimento do nosso Cariri. Acho que nós temos conseguido muitas conquistas, mas também defendo que a gente pode acreditar mais no potencial dos nossos municípios, com o apoio de parceiros importantes, como o Sebrae, que ajuda muito no desenvolvimento das pessoas e dos territórios”, pontuou o gestor.

Já o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, declarou que a construção de uma nova agenda de desenvolvimento vai trazer ainda mais benefícios para o Cariri. “Eu sou muito otimista com essa agenda de desenvolvimento, empreendedorismo e inovação que a gente vive atualmente e o Cariri não pode ficar fora disso. Eu tenho certeza que nós vamos fazer um grande trabalho e deixar agora a nossa contribuição para a região. Por essa iniciativa, agradecemos ao Sebrae, que tem sido presente em tudo que nós fazemos, oferecendo seu apoio e a sua experiência”, concluiu o prefeito.

Programação – Com a realização de palestras e oficinas, a programação do Encontro do Pacto Novo Cariri segue nesta sexta-feira (12) em Cabaceiras. Ao longo do ano, outras ações e encontros serão realizados, com foco na construção desse novo planejamento estratégico em prol do desenvolvimento econômico e social dos 31 municípios que estão inseridos no Cariri da Paraíba.

CARIRI DA GENTE


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários