DIA MUNDIAL – Trabalho no século 21: aprenda a separar vida profissional da pessoal

 

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que o Brasil tem 464 milhões de dispositivos digitais — sendo mais que o dobro da população atual. Conectados a todo o tempo, e muitas vezes sem conseguir se desligar do trabalho, tem sido cada vez mais difícil encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Celebrado nesta segunda-feira (1º), o Dia do Trabalhador pode ser de reflexão sobre o papel que o emprego ocupa na vida e como balancear as obrigações e o descanso. O psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Marcos Sueudy, aponta que a  internet e a tecnologia em geral têm dificultado essa separação entre lazer e obrigação, que agora se mostra ainda mais necessária.

O especialista lista o que pode ser feito para conseguir aproveitar a folga sem pensar nas demandas e prazos profissionais. “É importante policiar-se para não levar demandas para casa, não interagir no grupo da empresa em horários e dias que não sejam comerciais, agendar atividades que só podem ser realizadas fora do trabalho para manter-se ocupado e claro, viver o descanso efetivamente descansando”, sugere o especialista.

Conseguir separar e viver esses momentos de descontração pode, inclusive, ajudar no rendimento durante o expediente  — o psicólogo explica que a endorfina, substância química produzida em situações de prazer, acaba impactando positivamente toda a vida de maneira integrada.

Rotina

Ter uma rotina bem estabelecida também colabora para que essa divisão entre trabalho e vida pessoal aconteça de maneira mais organizada. O psicólogo sugere a execução de um planejamento das atividades, mas alerta para a importância da flexibilidade, principalmente quando as coisas não saírem conforme o almejado. Essa postura vai amenizar o sofrimento e preparar a pessoa a aceitar os imprevistos com mais facilidade.

Propósito

Ter um propósito de vida ajuda a dividir melhor o tema e reduzir o desgaste mental. “Ter um projeto inicial, um senso de missão é uma força desafiadora do próprio ser humano. Quando ele reconhece essa força interna, individual, ele se mostra mais preparado para viver com saúde mental e consequentemente equilibrado”, avalia.

Produtividade

Identificar prioridades é um exercício que deve fazer parte da rotina do trabalhador, assim como conhecer seus limites para não adoecer. Assim, vai ser possível ter um bom rendimento durante o expediente, sem precisar ‘compensar’ depois e comprometer horas que deveriam ser usadas com outro objetivo. Autocuidado e autoconhecimento devem guiar esse caminho.

Mais dados

Ainda conforme a 34ª edição da Pesquisa Anual do FGV sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso das Empresas, dos 464 milhões de dispositivos digitais, são 249 milhões de celulares inteligentes em uso no Brasil e 215 milhões de computadores. A última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontava uma população de cerca de 213 milhões de pessoas no país.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários