Em Sousa: Governo da Paraíba abre programação do Festival Janinhar


O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abriu, na última segunda-feira (22), a programação do Festival Janinhar: Arte, Cultura e Conhecimento Cigano, na cidade de Sousa. O evento contou com as presenças do secretário Executivo de Estado da Cultura Cicinho Lima, da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, da secretária Executiva de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Cristiana Almeida e dos líderes Nestor Cigano, Maninho Cigano, Bozzano, Sidney Cigano e Chico, das comunidades ciganas da Cidade Sorriso.

Os ranchos, como são denominadas as comunidades ciganas locais, compareceram ao evento que aconteceu na Escola Estadual Celso Mariz e, além da solenidade de abertura, puderam assistir às palestras sobre "Letramento Étnico Racial" com Antônio Marcos, coordenador Jurídico e o pedagogo Marcos Augusto, ambos da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

A secretária Lídia Moura ressaltou a importância dos ciganos na construção do Brasil e relacionou o Janinhar ao necessário protagonismo do povo cigano. “O primeiro registro de ciganos no Brasil é de 1560. O povo cigano também construiu essa nação. É um povo invisibilizado pelo preconceito, pelo anticiganismo que infelizmente tem colocado essa comunidade e tantas outras numa situação absurda de falta de direitos. Nós, da Secretaria de Mulher e da Diversidade Humana, reconhecemos esse pertencimento na nossa história. O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Mulher, promove o Festival Janinhar com o objetivo de reconhecer e dar o protagonismo que é de direito do povo cigano”, afirmou.

Cicinho Lima, secretário Executivo de Estado da Cultura, falou da felicidade da Secult de poder realizar o Festival Janinhar. “Estou muito feliz de estar aqui, representando a Secult e o secretário Pedro Santos. Quero parabenizar a todos pelo empenho para que o festival seja um sucesso. Vamos juntos!”, disse.

O clima foi de muito orgulho por parte do povo cigano, que parabenizou o Governo da Paraíba e as Secretarias de Cultura e da Mulher pela produção do evento. “O povo cigano é um povo feliz. Esse é um momento muito importante, a Paraíba e o Brasil vão poder ver como o nosso povo é verdadeiramente. O povo cigano está vivo e pode viver! É a nossa união que está abrindo portas para que o nosso sonho seja realizado”, afirmou Maninho Cigano, líder da comunidade Otávio Maia.

A programação do Festival Janinhar vai até o dia 27, em Sousa e é gratuita. A ação do Governo da Paraíba é uma parceria entre as secretarias de Estado da Cultura e da Mulher e da Diversidade Humana.

 SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários