Estado avança na construção do Sistema Adutor Nova Camará, no Brejo

 


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), agiliza as obras do Sistema Adutor Nova Camará. O sistema é dividido em dois ramais e percorre 12 municípios do Brejo, num investimento de R$11,7 milhões. A obra, realizada em parceria com o Governo Federal, foi iniciada em 2021, está prevista para ser concluída até o final do ano e vai beneficiar 178.079 habitantes das zonas urbana e rural.

São contempladas pelo Ramal 01, com 65% da obra concluída, as cidades de Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça, Lagoa Seca, Matinhas, Puxinanã, Montadas e Areial. Já o Ramal 02, que conta com 90% executado, vai beneficiar: Remígio, Esperança, Algodão de Jandaíra, Araras e Serraria.

O Sistema Adutor Nova Camará tem como objetivo equacionar o problema de abastecimento de água, dotando a região de um sistema integrado de abastecimento de água potável, com capacidade para atender às respectivas populações pelo período de alcance de 25 anos, até final do ano 2040, de forma permanente.

O sistema é composto por vários reservatórios, com destaque para o reservatório apoiado, em Alagoa Nova, com capacidade para 2.500m³ de água; estação elevatória de água tratada, também no mesmo município; reservatório elevado e estação elevatória na comunidade rural São Tomé.

No município de São Sebastião de Lagoa de Roça foi construído um reservatório apoiado com capacidade para 1.000m³ de água e estação elevatória. A comunidade Capinote conta com um reservatório apoiado com capacidade para 500m³ de água e estação elevatória. Em Lagoa Seca está em construção um reservatório apoiado, com capacidade para armazenar 1.500m³ de água, além de estação elevatória na comunidade Cepilho e na cidade de Esperança, além de outros equipamentos no decorrer do percurso.

Para o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, “essa é uma obra de grande importância para a região do Brejo, tendo em vista que vai atender a 12 municípios com água da barragem Nova Camará, que com as chuvas dos últimos dois anos recebeu uma recarga significativa. Com a conclusão da obra, o sistema adutor vai ser integrado a Adutora do Brejo, que vai levar água tratada de Campina Grande para Esperança, Remígio e Arara”.

Ele revelou também que está prevista para 2024 a licitação da adutora, ligando Remígio a Algodão de Jandaíra, resolvendo em definitivo a situação de falta d’água da região do Brejo, que ultimamente tem enfrentado problemas de estiagem. “A realização dessas obras efetua o compromisso de campanha do governador João Azevêdo, que é dotar de segurança hídrica as cidades do Estado da Paraíba”, ressaltou Deusdete Queiroga.

MaisPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários