Funesc comemora Semana Nacional dos Museus com intervenção artística, oficina e visitas guiadas

 


A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) celebra, a partir desta segunda-feira (15), a 21ª Semana Nacional dos Museus, encabeçada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A iniciativa, que visa mobilizar o setor museal de todo país, ocorre na Funesc com visitas guiadas, exposição e oficina. As atividades acontecem gratuitamente no Memorial Abelardo da Hora (MAH) e no Museu José Lins do Rêgo, ambos localizados no Espaço Cultural da Paraíba.

 
A 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
 
Com essa perspectiva, o Memorial Abelardo da Hora realiza duas atividades, começando pela exposição Minha Hora Ancestral, do artista indígena Kadu Tapuia. A abertura acontece na próxima quinta-feira (18), às 18h, e o período de visitação se estende até 30 de junho.
 
Kadu Tapuya tem 27 anos e é de origem Xukuru. Atua como artista visual, trabalhando com o conceito do futurismo Indígena. Tem formação em design gráfico e cursa licenciatura em história na Unicap. Mora em Escada-PE e compõe o Mata Sul Indígena, um movimento de retomada da Zona da Mata Sul de Pernambuco, região do estado que teve todos os seus aldeamentos destruídos e hoje luta pelo fortalecimento dessa identidade e cultura.
 
Ainda no Memorial, acontece uma oficina de artesanato com integrantes do projeto Naru Warao. A atividade será ministrada pelas artesãs indígenas Rosenda Vale Jimenez e Yoriminda Del Carmen Perez nos dias 20 e 21, incluindo uma feira para exibição e comercialização dos produtos.
 
Rosenda Vale Jimenez é artesã Warao, nascida em Mariusa, Venezuela. Suas mãos elaboram com precisão pontos e bordados tradicionais Warao. Seu aprendizado se deu ainda na infância com sua mãe, Lucia Jimenez. Em busca de melhores condições de vida, Rosenda migrou com a sua família para o Brasil, onde busca, em conjunto com outras mulheres Warao, fortalecer a produção do artesanato. Nas feiras, nos encontros e nos momentos de convívio comum, suas palavras fortalecem nosso caminho e tecem novas formas de viver em João Pessoa, PB.
 
Yoriminda Del Carmen Perez nasceu na comunidade indígena Lagonita, em Mariusa, na Venezuela. Ela e sua família constituem um importante grupo de artesãs Warao. Assim como as outras mulheres, aprendeu a fazer artesanato com a sua mãe, Flora Perez. Quando pequena a via entrelaçando fios e contas coloridas que se desdobravam em bonitos colares e pulseiras. Com sua família, migrou para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Em João Pessoa, fixou-se com as filhas, marido e irmãs.
 
Museu José Lins do Rêgo – O espaço reúne livros e objetos originais pertencentes ao escritor paraibano autor do livro ‘Menino de Engenho’ e recebe alunos de escolas das redes estadual e municipal para visitações guiadas visando aprimorar e solidificar a temática da sustentabilidade e bem-estar.
 
 
Confira a programação:

21ª Semana Nacional dos Museus - Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar
 
 
MUSEU JOSÉ LINS DO REGO
 
15/05/2023 a 21/05/2023 - 9h às 16h30
Exposição - Vida e Obra de José Lins do Rego, com visitação de escolas
das redes estadual e municipal, com ação educativa visando aprimorar e solidificar a temática da sustentabilidade e bem-estar.
Contato: museufunescpb@gmail.com | Tel: (83) 3255-8721
 
MEMORIAL ABELARDO DA HORA
 
18/05/2023 a 30/06/2023 - 18h
EXPOSIÇÃO - Projeto Fora de Hora. Exposição Minha Hora Ancestral.
Kadu Tapuya - Artista multimídia, produz obras centradas no Futurismo
Indígena. Integra o Movimento de Retomada Mata Sul Indígena.
Visitação - Terça a Sexta, das 9h às 17h | sábado, domingo e feriados: 13h às 19h
 
20/05/2023 a 21/05/2023 - 14h às 17h
OFICINA - Feira e Oficina de artesanato - Indígenas Warao
Inscrições: https://forms.gle/aTj3CTcUxAHYAhPR7
Contato: mah.funesc@gmail.com | Tel: (83) 3255-8710

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários