Gestão municipal de Gurjão promove visita técnica na APA e fortalece parcerias educacionais

 

A gestão municipal de Gurjão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, recebeu uma visita técnica de estudantes dos cursos de Biologia, Agronomia e do programa Pet-Agrobio da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) na Área de Proteção Ambiental (APA). Durante a visita, diversas atividades foram realizadas, contribuindo para o manejo e preservação ambiental da região.

A visita técnica na APA proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática o estudo e manejo ambiental. Dentre as atividades realizadas, destacam-se o esquadrejamento de área, curva de nível, manejo do xique-xique, sulco barrado, manejo da caatinga, inventário e plantio de espécies como xique-xique, sisal e palma de espinho. Essas ações visam promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, contribuindo para a preservação da biodiversidade local.

Além da visita dos estudantes, a equipe de professores da escola Inácio Caluete também esteve presente na APA, participando de uma capacitação sobre Ecoturismo e artesanato. Essa iniciativa demonstra o compromisso do município em investir na capacitação dos educadores, ampliando seus conhecimentos e possibilitando a implementação de projetos educacionais voltados para a sustentabilidade ambiental.

Durante o evento, o prefeito de Gurjão, Zé Elias, dirigiu-se aos presentes, dando as boas-vindas aos estudantes e ressaltando a importância dos projetos desenvolvidos no município. Ele enfatizou o impacto positivo dessas iniciativas na vida dos educandos e educadores, destacando a participação efetiva do projeto na formação integral dos alunos.

A gestão municipal de Gurjão, representada pelo prefeito Zé Elias, foi agradecida pela sua incondicional apoio aos projetos desenvolvidos. Além disso, foram reconhecidas as parcerias institucionais com o CCA-UFPB, Peasa-UFCG, IFPB, PaqTcPB e Empaer (Escritório local), bem como todas as secretarias municipais de Gurjao que contribuem direta ou indiretamente para o desenvolvimento desses projetos. Os professores da escola Inácio Caluete também foram agradecidos pela sua participação e engajamento, assim como os estudantes dos cursos de Biologia, Agronomia e do programa Pet-Agrobio da UFPB.

O evento reforçou a importância da educação ambiental e das parcerias entre instituições acadêmicas, poder público e sociedade civil para promover o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais. A gestão municipal de Gurjão reafirmou seu compromisso em continuar apoiando e incentivando iniciativas que contribuam para a conscientização ambiental e o fortalecimento da educação na região.

paraíba mix


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários