Governo da PB condena ataques racistas a Vini Jr: “Esse horror é inaceitável e precisamos reagir”

 

través da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), o governo da Paraíba se manifestou contra os ataques racistas sofridos pelo jogador Vini Jr, durante torneio da La Liga, nesse domingo (21), na Espaha.

Em extenso pronunciamento, a secretaria questiona se diante dos olhos do mundo, o jogador brasileiro sofre o que Vini Jr sofre, pode-se imaginar o “horror” enfrentado pelos jovens de periferia todosos dias.

Confira:

O racismo tem várias faces e todas são cruéis e puro horror. O episódio contra o craque Vinicius Jr reflete bem essa dura realidade. Os racistas foram amparados com mais racismo. Expulso, Vini Jr ainda foi atacado pelo Presidente da La Liga, órgão que rege o futebol espanhol, que ao invés de pedir desculpas, tomar providências optou por, mais um vez, ignorar os fatos e reduzir o jogador a um sujeito mal informado, estereotipando de modo racista, o brasileiro.

Assim é o racismo. E se é assim com uma celebridade, diante dos olhos do mundo, na poderosa liga Espanhola de Futebol, transmitida ao vivo e em cores, como será nas periferias, nos rincões em que a juventude negra enfrenta todos os dias o racismo? É ainda pior. Seja contra o talentoso Vini Jr ou contra os demais jovens da nação brasileira, esse horror é inaceitável e precisamos reagir.

A luta do movimento negro em nosso país levou os governos a adotarem politicas. Precisamos mais. É necessário que a sociedade tome para si a tarefa hercúlea de enfrentar o racismo, com atitudes antirracistas. E evidente, aqueles que cometem o crime de racismo devem ser punidos exemplarmente.

Toda a nossa solidariedade a Vinícius Jr. Seguimos na luta contra o racismo.

Lídia Moura
Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana

A secretaria ainda informa que na Paraíba há o Centro de Referência da Igualdade Racial João Balula, que atende as pessoas afetadas pelo racismo e pela intolerância religiosa.

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Comentários