Governo do Estado instala Fórum de Secretários e Secretárias de Agricultura para fortalecer o setor agropecuário

 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), promove, nesta sexta-feira (19), durante a programação da 53ª Exposição de Animais e Produtos Industriais (Expapi), em Campina Grande, a instalação do Fórum Estadual de Secretários e Secretárias Municipais de Agricultura da Paraíba (Fessagri). 


A instalação do Fessagri, que ocorrerá a partir das 11h, é uma iniciativa inédita, já publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), e tem como finalidade promover a cooperação mútua entre os órgãos federais, estaduais e municipais voltados para o desenvolvimento para a política de desenvolvimento da agricultura. 

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo Vieira, destacou que com a a instalação do Fórum Estadual de Secretários Municipais de Agricultura o Estado vai estreitar a relação com os municípios nessa área. E anunciou que na ocasião será lançada a EGTA, que é a emissão do Guia de Trânsito Animal de forma digital. “É um avanço importante para o nosso homem do campo”, comentou.

O evento - A Expapi faz parte do calendário oficial do “Paraíba Agronegócio”, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e ocorre em parceria com a Sociedade Rural da Paraíba, na qual indústrias e empresas do setor agropecuário paraibano expõem seus produtos, criando oportunidade para fechar negócios, trocar experiência e realizar parcerias comerciais. Na exposição, ainda ocorrem cursos e demonstrações sobre técnicas agropecuárias, além de shows musicais.

“É uma retomada da exposição em Campina Grande. Após a pandemia, nós estamos retomando estes eventos e nesta exposição, que começou dia 14 e vai até o dia 21, temos várias programações que estão acontecendo. Por exemplo, estão acontecendo as exposições  nordestinas das raças anglo nubiana e da raça sindi, ranqueada da raça bôer, a terceira etapa do circuito Apaco de Eventos Agropecuários, evento voltado para a caprino ovinocultura, ainda a especializada da raça manga larga e a ranqueada da raça pônei”, enfatizou Joaquim Hugo. 

Ele adiantou que, dentro desses eventos, haverá a divulgação do calendário estadual do Paraíba Agronegócio, com aproximadamente 30 eventos a serem realizados por todas as regiões do Estado e que vão permitir que os criadores possam comercializar seus produtos.

SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários