Governo emite Guia de Trânsito Animal digital diminuindo a burocracia e facilitando a vida dos produtores


 O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), começou a emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) de forma digital, chamada de E-GTA. Esta é uma ação inovadora que traz mais agilidade e facilita a emissão desta guia necessária aos produtores que precisem transitar seus animais pelo território nacional, bem como participar de exposições e feiras com a garantia de que eles não vão transmitir doenças. A GTA é emitida pelos escritórios da Defesa Agropecuária que são as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs).


Embora esta iniciativa não seja inédita no país, a Paraíba está entre os primeiros estados brasileiros a utilizar a E-GTA. Entre os estados que já implantaram a Guia de Trânsito Animal digital estão, por exemplo, Goiás e Maranhão. Antes da E-GTA, o produtor precisava ir, obrigatoriamente, até um Escritório da Defesa Agropecuária no estado, para tirar a Guia de Trânsito Animal.
Já com a implantação da E-GTA ele pode acessar o sistema por meio do computador e ter a guia no celular para apresentá-la onde for necessário. Outra vantagem é que a E-GTA pode ser emitida em qualquer dia e horário, mesmo quando os escritórios não estiverem funcionando. Além disso, não é preciso imprimir a E-GTA.

Segundo a gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, a implantação da E-GTA representa um grande avanço para o setor agropecuário. “A grande vantagem, de fato, é que o produtor não precisará emitir a Guia de Trânsito Animal em horário comercial. Ele vai poder emitir de casa ou do local onde estiver, em qualquer horário, para que ele possa transportar tranquilamente seus animais”, afirmou.

Para emitir a E-GTA o produtor precisa ser cadastrado na Defesa Agropecuária, onde ele declara a quantidade de animais, a vacinação do gado e outros dados relevantes. O produtor cadastrado vai receber um link do sistema enviado pela Defesa Agropecuária. Ao acessar este link, será solicitado o número do CPF do produtor e de imediato um boleto será gerado para que ele efetue o pagamento. Após o pagamento deste boleto, automaticamente, a E-GTA é liberada.

Saiba mais sobre a GTA - A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros). Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da GTA, exceto os cães e gatos, que são isentos da emissão desse documento para transporte. A GTA é um importante instrumento de defesa agropecuária, pois auxilia o Serviço Veterinário Oficial na tarefa de evitar a introdução e a disseminação de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos aos produtores.

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários