João Azevêdo participa de abertura do Maio Amarelo e destaca importância da conscientização para segurança no trânsito

 

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (4), da abertura oficial do Movimento Maio Amarelo na Paraíba, que este ano completa 10 anos e tem como tema “No trânsito, escolha a vida!”. A ação tem o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos nas vias e rodovias e envolver a sociedade em ações de conscientização sobre a segurança no trânsito.

 
A solenidade ocorreu no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa, e contou com uma apresentação musical da cadeirante Carol Vieira e palestra “Respeito à legislação de trânsito”, proferida pelo agente da Operação Lei Seca, Wilham Alves. A programação alusiva ao Maio Amarelo prevê até o final do mês ações como palestras em escolas, blitz educativa e corrida. 
 
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual chamou a atenção para o elevado número de acidentes de trânsito que resultou em aproximadamente 100 mil atendimentos nos últimos quatro anos nos Hospitais de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. “Nós precisamos conscientizar a população sobre a importância da educação no trânsito e, enquanto sociedade, fazer um esforço muito grande para que o número de acidentes diminua. É por isso que investimos na educação, em cursos, em campanhas educativas porque esse problema precisa ser enfrentado, pois estamos nos referindo à saúde das pessoas e à atividade econômica”, frisou. 
 
Ele também afirmou que o Governo do Estado iniciará em breve a construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão para agilizar o atendimento às vítimas de trânsito na região e destacou os investimentos em mobilidade urbana. “Nós queremos salvar o maior número de vidas porque o tempo de atendimento é decisivo. Ao mesmo tempo, na área da educação, também estamos fazendo orientação dentro das escolas para que os nossos alunos tenham uma orientação cidadã porque esse é um assunto extremamente sério e o respeito e a conscientização são fundamentais”, acrescentou ao reforçar o compromisso do governo com a ampliação dos serviços de fiscalização e garantia da estrutura de saúde adequada.
 
O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, evidenciou a importância do respeito no trânsito. “Esse tema remonta às escolhas que nós fazemos porque somos resultado delas. Então, quando alguém escolhe não usar o capacete, o resultado pode ser o contrário da vida, que é a morte, da mesma forma com a mistura da bebida alcoólica e a direção, da falta do uso do cinto de segurança, e para promover a consciencialização da importância sobre o uso desses equipamentos e do respeito à legislação de trânsito, faremos ao longo deste mês palestras e campanhas educativas em parceria com todos os órgãos do sistema nacional de trânsito”, comentou. 
 
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Paraíba, Pedro Ivo, destacou a necessidade do engajamento de toda a sociedade para reduzir os acidentes. “O Maio Amarelo é um evento muito importante para discutirmos a temática do trânsito, que precisa ser debatida diariamente nas escolas, nas casas, empresas e entidades públicas porque temos que ver o trânsito como uma relação social porque se trata de um movimento de pessoas”, falou.
 
A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra; deputados estaduais João Gonçalves, Gilbertinho e Sílvia Benjamin; além de auxiliares da gestão estadual, a exemplo do secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamark Donato; comandante-geral da Polícia Militar, Sérgio Fonseca; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Marcelo Araújo; delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo; secretário executivo da Gestão Hospitalar, Arimatheus Reis; superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira; secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; e chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra. 
 
Maio Amarelo - O Movimento surgiu após Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada em março de 2010. Segundo o ONSV, é uma ação presente em todo o mundo, em que o tema segurança viária é debatido nos mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários