Maio Amarelo: Cícero Lucena entrega 20 ônibus para o transporte coletivo urbano

 


O transporte coletivo urbano da Capital teve sua frota ampliada e a idade média renovada na manhã desta terça-feira (2). Em evento no Parque Solon de Lucena, o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra entregaram 20 novos ônibus zero quilômetro para serem acrescidos à frota do transporte municipal. O evento abriu as comemorações do Maio Amarelo, mês de conscientização para redução dos acidentes de trânsito.

“É motivo de alegria começar a semana dessa forma, entregando ações concretas para a população. O transporte coletivo é motivo de nossa atenção e preocupação, pois é essencial na vida de muitas pessoas, muitos trabalhadores, que saem de casa e precisam de mais conforto, mais opções e tempo reduzido no trajeto. Todo esforço é pouco neste sentido. Hoje damos um passo importante com a chegada de 20 novos veículos”, afirmou Cícero Lucena.

O prefeito aproveitou para destacar os esforços no sentido de equilibrar os preços das passagens. Como secretário nacional da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) ele participa das articulações junto ao Congresso que buscam fontes de financiamento para as gratuidades no sistema. “São as gratuidades que sobrecarregam a passagem inteira e ano passado mostramos em Brasília que é injusto o Congresso garantir gratuidade aos idosos sem apontar a Fonte de Recursos para que o Município pague aos transportadores e não haja repasse nas demais passagens”, explicou.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente da Semob-JP, além dos 20 ônibus zero quilômetro que serão entregues, outros 20 veículos seminovos já estão em circulação integrando a frota. “A aquisição dos ônibus foi uma determinação acordada durante a reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana no início deste ano e que está sendo cumprida. Teremos até julho mais 20 veículos novos, totalizando 40 ônibus zero quilômetro reforçando o sistema que atende a cidade”, ressaltou o responsável pelo trânsito e transporte de João Pessoa.

Maio Amarelo – O Movimento Internacional Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre comportamentos prudentes no trânsito para evitar acidentes e, consequentemente, vítimas. O tema da campanha é “No trânsito, escolha a vida”. De acordo com levantamento do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (Cemat/Semob-JP), entre janeiro e março de 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) atendeu 1.043 vítimas de acidentes de trânsito, 13,6% a mais que no mesmo período do ano passado.

Para trabalhar pela redução do número de acidentes e vítimas, durante todo o mês de maio, equipes de educação de trânsito da Semob-JP estarão realizando ações diariamente em escolas, vias públicas e instituições privadas. Nestas, serão abordados os mais diversos públicos, visando à conscientização de todos por práticas prudentes e condizentes ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As ações da Semob-JP no Maio Amarelo contam com a parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Sest-Senac, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), do Departamento Nacional de Trânsito na Paraíba (Detran-PB), do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Hemocentro, Rede Farma, Ortotrauma de Mangabeira, Hospital de Trauma e dos órgãos municipais de trânsito de Bayeux, Cabedelo e Santa Rita.

Estiveram presentes o deputado estadual Hervázio Bezerra, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley; e os vereadores Guga Oliveira, Professor Gabriel, Bosquinho, Marcílio do HBE, Odon Bezerra, Helena Holanda e Marcelo da Torre; e o superintendente executivo de Mobilidade Urbana, Marcos Souto Maior.

Secom-JP


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários