MDA e Fida inspecionam ações do Projeto Dom Hélder Câmara na Paraíba

 

Uma missão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), órgão das Nações Unidas, está visitando a Paraíba para supervisão das ações do Projeto Dom Hélder Câmara executadas pelo Governo do Estado em comunidades rurais. Os técnicos consideraram bom o desempenho e os resultados obtidos pelos agricultores familiares.

Desde que foi implantado na Paraíba, o Projeto Dom Hélder Câmara atendeu 2.519 famílias em 53 municípios nas regiões do Sertão, Cariri, Curimataú e Agreste, somando uma aplicação superior a R$ 5 milhões em ações desenvolvidas sob a assistência de técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Inicialmente, o grupo do MDA e do Fida foi recebido pelo presidente da Empaer, Aristeu Chaves e pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Morais, na sede da empresa, na estrada de Cabedelo. Em seguida, visitaram diversas comunidades rurais que recebem as ações do projeto.

Em Pocinhos, nessa quarta-feira (3) à tarde, acompanhado dos extensionistas rurais Francisco Vilar e Marcelo Bernardo de Oliveira, o grupo de representantes do MDA e do Fida esteve nas comunidades do Arruda e Lagoinha do Arruda, onde conheceram as atividades financiadas pelo Projeto Dom Hélder Câmara que estão mudando a vida das famílias, a exemplo da ovinocultura, bovinocultura, captação d’água, forragens nativas, palma forrageira, culturas de subsistência (milho, feijão, fava), instalações para seus animais.

No Cariri, os técnicos visitaram os municípios de Pocinhos, Cabaceiras, Coxixola, Sumé e Ouro Velho, onde conheceram a bacia leiteira da caprinocultura composta de agricultores familiares. Também visitaram o Instituto do Semiárido (Insa), em Campina Grande, onde estão ações que ajudam na recuperação do bioma da caatinga.

“O Projeto Dom Hélder Câmara permitiu que famílias saíssem da extrema pobreza e passassem a contar com oportunidade de renda, mesmo sendo pequenos os projetos financiados”, comentou o presidente da Empaer. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural lembrou que, no ano passado, mais de 150 mil famílias foram atendidas pelos extensionistas rurais em diferentes tipos de ações. “Seja em visita ao campo ou sendo procurados pelos técnicos”, disse.

Na Paraíba, o Projeto Dom Helder Câmara é executado pelo Governo do Estado, por meio da Empaer, que assessora as famílias, numa parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), entidade criada pelo Governo Federal para mediar e gerenciar as ações de assistência técnica e extensão rural.

Com uma dotação de fomento de R$ 2.400,00 para cada família, esta pode fazer a implantação de atividades produtivas que geram renda familiar. Tudo isso tem possibilitado condições para que as famílias possam produzir e comercializar seus produtos agrícolas nas comunidades rurais onde residem, além de participar dos programas sociais de comercialização do Governo Federal.

Este é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e de apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido. Também busca a convivência e articulação de acordo com as dimensões sociopolíticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas por processos participativos de planejamento, gestão e controle social.

A equipe de execução do Projeto Dom Hélder na Paraíba é formada pelos extensionistas Eduardo Lucas Farias, Carlos José de Araújo Filho e Francisco de Assis Vilar, com o acompanhamento do presidente da Empaer, Aristeu Chaves, e do diretor Jefferson Morais.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários