Ministro anuncia R$ 106 milhões para retomar 125 obras na Paraíba

 


O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, na manhã desta quinta-feira (18), durante agenda em João Pessoa, a retomada de 125 obras que estavam inacabadas ou paralisadas no estado. Ao todo, sertão investidos R$ 106 milhões em 86 municípios. O anúncio foi feito no lançamento do Alfabetiza Mais Paraíba, programa criado pelo governador João Azevêdo (PSB),

Segundo o ministro, caberá aos gestores municipais, sob a coordenação de João, o encaminhamento ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre as obras que precisarão de ajustes.

“Todas as obras são informadas pelos municípios, através do Ministério da Educação. O que acontecerá agora, o prefeito vai colocar cada município e atualizar os indicadores e status sobre aquelas obras, se há interesse ou não de retomar”, afirmou.

Camilo Santana explicou que nesse primeiro momento será destinado para obras na educação básica. Questionado pela reportagem do Portal MaisPB sobre os problemas no Centro de Convenções da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que se arrasta há décadas, o ministro prometeu um novo programa.

“Essa ação só são de obras de educação básica. Vamos, em breve, o presidente Lula anunciou a recomposição orçamentária para ensino superior que sofreu muito ao longo desses quatro anos, anunciar a retomada de obras em Institutos Federais e Universidades Federais”, frisou.

UFPB tem 61 obras inacabadas em todo o estado — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Alfabetiza Mais Paraíba

O ministro Camilo Santana afirmou que a Paraíba sai na frente ao criar o programa Alfabetiza Mais Paraíba, que prevê a alfabetização de todas as crianças até o segundo ano do ensino fundamental, ou sete anos, e destacou o sistema de educação do estado.

“A Paraíba está dando um ponta pé e isso não se constrói da noite para o dia. A Paraíba hoje é referência na questão de escolas em tempo integral. Esse salto foi importante. Quero parabenizar pela iniciativa. Um dos compromissos de Lula nesse terceiro mandato é com educação e a educação básica. Estamos construindo no MEC uma grande política de alfabetização. A Paraíba parte na frente, porque temos que garantir que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa nesse país”, destacou.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários