Missão do Banco Mundial se reúne com técnicos do Projeto Cooperar e discute nova etapa do PB Rural Sustentável


 Técnicos do Banco Mundial estão novamente em visita à Paraíba para acompanhar e analisar o progresso de implementação do PB Rural Sustentável pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, e discutir uma nova etapa de execução do programa, que tem uma ação multissetorial, visando promover a segurança hídrica para comunidades rurais e apoiar a produção e comercialização das cooperativas.

 
O gerente do Banco Mundial para o Projeto Cooperar, Leonardo Bichara Rocha, deu início às atividades da nova missão, destacando que o PB Rural Sustentável segue sendo um projeto muito estratégico para o Governo da Paraíba, e sinalizou a possibilidade de execução do PB Rural Sustentável II. Até o próximo dia 24, a missão vai se reunir na sede do Projeto Cooperar com os técnicos executores dos Componentes 1, 2 e 3 do projeto e com as instituições parceiras do PB Rural Sustentável.
 
Na segunda (15) e terça-feira (16), os técnicos do Banco Mundial realizaram visita de campo nos municípios de Esperança, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Alagoa Grande, Casserengue, Pombal e Catolé do Rocha. Eles conheceram os seguintes subprojetos: Passagem Molhada, Cisternas, Sistema de Abastecimento D’água Singelo (ADS), Dessalinizador e Alianças Produtivas.
 
A delegação foi recepcionada pelo coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, que durante a abertura dos trabalhos da missão, fez uma retrospectiva do desempenho do PB Rural Sustentável nos últimos meses, citando que o Projeto já avançou mais de 50 por cento do desembolso e que já começou a preparar o futuro Cooperar. 
 
Na abertura estavam presentes os secretários Frei Anastácio, da Agricultura Familiar; e Gilmar Martins, do Planejamento, Orçamento e Gestão; Duda Bivar, executivo da Secretaria de Agricultura Familiar; Aristeu Chaves (Empaer), Nivaldo Magalhães (Procase), Alexandre Magno (Aesa), além dos representantes Ruy Bezerra Cavalcanti Júnior (Cinep) e Altamar Alencar Cardoso (Cagepa).  
 
O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba. A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) é parceira no que se refere à assistência técnica e a própria equipe do Projeto Cooperar. Os recursos são oriundos de contrato assinado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários