Opera Paraíba: 250 cirurgias de catarata são realizadas em Coremas

 

“Você não consegue fazer uma cerca, não consegue andar de moto, não consegue pescar, não consegue fazer nada direito, porque a visão não deixa, tudo que a gente vê é embaçado. Mas com a cirurgia vai melhorar cem por cento.” Esse é o relato do agricultor Valdir Pereira, de 52 anos, residente da zona rural de Igaracy. Ele foi um dos 250 pacientes que passaram esta semana pelo Hospital Estevam Marinho, em Coremas, para fazer cirurgia de catarata por meio do Opera Paraíba. 
 
Os procedimentos tiveram início na última segunda-feira (8) e seguiram até essa sexta-feira (12), sendo realizados em média, 50 cirurgias por dia. A diretora da unidade, Josielma Oliveira, destaca a importância de oferecer os procedimentos perto de onde moram os usuários.  “Essa é uma cirurgia rápida, de baixa complexidade, e sendo oferecida mais perto da casa dessas pessoas permite uma maior participação no programa, não sendo necessário ir pra tão longe para ter de volta a visão recuperada,” destaca. 
 
A ação é voltada para pessoas que estão com a visão comprometida devido à opacificação do cristalino, que impede o paciente de ver com nitidez. A doença ocorre, principalmente, em decorrência do envelhecimento, sendo necessária a intervenção cirúrgica para fazer a substituição do cristalino por lentes artificiais. 
 
Por meio do Opera Paraíba, nos últimos três meses, mais de 2 mil pessoas saíram da fila de espera pela cirurgia de catarata no estado. O programa, criado para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas nos 223 municípios paraibanos, contempla 81 procedimentos cirúrgicos e realizou, de janeiro a abril, mais de 12.600 cirurgias. 

SECOM PB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários