Paraíba lança proposta de incentivo financeiro para municípios que atingirem meta de vacinação contra Influenza

 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou nesta quarta-feira (17) uma proposta de incentivo financeiro aos municípios que atingirem a meta de 90% de cobertura vacinal na Campanha de Influenza 2023 e, obrigatoriamente, também o grupo prioritário de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, como parte do plano de ação estadual para mobilização da vacinação contra Influenza.

De acordo com o documento, o valor total da premiação será de R$ 452.400,00, equivalente a R$ 300,00 por sala de vacina municipal, considerando o total de 1.508 salas ativas no estado. Os recursos serão transferidos no mês de junho às cidades que cumprirem os dois critérios estabelecidos.

O objetivo do incentivo financeiro é estimular as cidades paraibanas a alcançarem a meta de 90% de cobertura vacinal, principalmente entre as crianças, visando à diminuição dos casos de doenças respiratórias por meio do apoio e parceria entre o estado e municípios. Segundo o Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios 03/2023, divulgado em 8 de maio, a Paraíba registrou a circulação dos vírus da Influenza A e B, Rinovírus e Vírus Respiratório Sincicial nas últimas semanas epidemiológicas, com a ocorrência de oito óbitos em crianças menores de 7 anos.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, ressalta a importância da vacinação como medida preventiva para evitar complicações decorrentes das doenças respiratórias e reforça o compromisso em fortalecer a imunização no estado. “A premiação por meio do incentivo financeiro busca reconhecer o empenho dos municípios que alcançarem a meta, incentivando a ampla cobertura vacinal e contribuindo para a proteção da população, principalmente das crianças mais vulneráveis”, destaca.

A vacina contra influenza será oferecida até 31 de maio e está com 45,99% de cobertura na Paraíba, que é o estado brasileiro com maior porcentagem de vacinados. O público infantil (crianças entre 6 meses e menores de 6 anos) alcançou 36,67% dos indivíduos imunizados. A Paraíba tem 312.277 crianças aptas a receber a vacina e até o momento 115.174 doses foram aplicadas neste grupo. Também como forma de aumentar o número de vacinados, o Governo do Estado segue promovendo ações, entre elas a realização do Dia D de Vacinação contra Influenza pelo menos uma vez ao mês.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários