Primeira-dama do Estado visita Casa do Idoso e do Deficiente e discute ações de apoio governamental à instituição

 


A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, esteve na última terça-feira (16) no Centro de Assistência Social e Humanitário - Casa do Idoso e do Deficiente ‘Irene Modesto Conserva’, no bairro do Jardim Paulistano, em Campina Grande. No local estão abrigadas cerca de 70 pessoas, a maioria sem qualquer vínculo familiar e alguns que viviam em situação de rua e foram encaminhados para o espaço. 


Acompanhada da segunda-dama Camila Mariz, da assistente social da  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI), Joilma Oliveira, da vereadora Eva Gouveia e da assessora jurídica do Escritório de Representação do Governo em Campina Grande, Genilda Gouveia, a primeira-dama conheceu o funcionamento da casa e ouviu a presidente Gorete Conserva sobre as principais demandas do local.

Após visitar as instalações da casa e conhecer o perfil dos assistidos, a primeira-dama Ana Maria Lins disse que uma reunião será marcada para encaminhamento de medidas que possam contribuir com melhores condições para o local. “Fomos convidadas para conhecer o trabalho desta instituição e reconhecemos o esforço de todos aqui em dar dignidade aos idosos. Ainda este mês, faremos uma reunião com as equipes responsáveis e a direção da casa, que solicitou ajuda do Governo do Estado”.

A segunda-dama Camila Mariz destacou o trabalho da instituição que possui quase uma década de existência em Campina Grande. “Sabemos da importância deste espaço para as pessoas que estão abrigadas aqui e dos obstáculos enfrentados pela casa. Precisamos ter este olhar sensível para quem já sofreu tanto e nesta fase da vida precisa ter conforto e atenção”, disse.

Para a vereadora Eva Gouveia, o trabalho realizado pela instituição é fundamental para dezenas de pessoas carentes. “Sem esta ação desenvolvida pela casa, muitas pessoas estariam nas ruas, idosos que perderam todos os vínculos, alguns sem nenhum familiar e outros abandonados, mas todos carentes e que neste local, apesar das dificuldades, encontram acolhimento”, observou.

A assistente social da Sedh, Joilma Oliveira, falou sobre os próximos passos a serem tomados para viabilização do convênio com o Governo do Estado. “Vamos analisar todos os aspectos e saber se a instituição reúne todas as condições e está apta a ser beneficiada pelo Projeto Acolher, que o Governo do Estado criou para proporcionar mais qualidade de vida aos idosos que vivem nas instituições de longa permanência”, explicou. 

De acordo com a presidente do Centro de Assistência Social e Humanitário - Casa do Idoso e do Deficiente, Maria Gorete Modesto Conserva, os assistidos estão divididos em dois espaços, um para idosas mulheres, outro para idosos do sexo masculino e outro para pessoas que chegaram das ruas. “São pessoas que vêm de histórico de maus tratos, abandono, com os vínculos sociais quebrados, e muitos sem a documentação básica. Com apoio de voluntários na psicologia, fisioterapia, nutrição e outras áreas, vamos tentando manter o atendimento que precisam, mas precisamos de apoio e agradecemos a sensibilidade da primeira-dama em nos visitar e demonstrar este olhar de respeito e atenção”.

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários