Programa Opera Paraíba realiza cirurgia de tireoide com tecnologia de ponta no Hospital de Clínicas

 


O Hospital de Clínicas de Campina Grande realizou, na última terça-feira (23), cirurgia de tireoidectomia – remoção da totalidade ou de parte da glândula tireoide – para retirada de nódulo utilizando tecnologia de ponta: a tesoura ultrassônica, que permite menor tempo operatório e perda sanguínea; e o kit de monitorização do nervo laríngeo que evita lesões nas cordas vocais.

De acordo com o médico Ivo Marquis, cirurgião de cabeça e pescoço, a tesoura ultrassônica permite redução no tempo na cirurgia e garante maior segurança ao paciente. ”A tesoura ultrassônica cauteriza e corta os vasos ao mesmo tempo, ela permite a diminuição, em praticamente 100%, do uso de fios de algodão. Então, a chance do paciente ter alguma reação de corpo estranho a esses fios de algodão é minimizada”, explica o cirurgião.

Outra tecnologia extremamente importante foi o kit de monitorização do nervo laríngeo recorrente, informa Ivo Marquis. “Quando a gente opera tireoide, uma das possibilidades é o paciente ter a rouquidão. Isso por conta da manipulação ou por um trauma no nervo que vai para a corda vocal. Essa monitorização faz com que eu encontre o nervo de uma forma mais fácil e que eu consiga monitorá-lo no seu trajeto completo, evitando uma lesão inadvertida da sua estrutura”, explicou.

Os procedimentos de cabeça e pescoço promovidos pelo programa abrange o diagnóstico, tratamento e reabilitação de tumores de fossas nasais, seios paranasais, lábios, boca, laringe, faringe, esôfago, traquéia, ouvido, glândulas salivares, bócios e tumores da tireoide e paratireoide.

O programa Opera Paraíba oferece assistência médica para pacientes com indicação cirúrgica na região. Para se beneficiar do programa, é necessário encaminhar os exames e documentação à Secretaria de Saúde de seu município. Ou por meio do site oficial do programa, disponível em operaparaiba.pb.gov.br. É importante garantir que todos os documentos necessários sejam fornecidos, a fim de agilizar o processo. Uma vez que a documentação é recebida, o paciente é incluído no sistema da Central Estadual de Regulação. A partir daí, a data da cirurgia é agendada e comunicada ao paciente.

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários