Programa Opera Paraíba realiza mais de 4 mil cirurgias em abril




 O Opera Paraíba realizou, no mês de abril deste ano, mais de 4 mil cirurgias, um novo marco para o avanço da iniciativa. Ao todo, já foram 45.803 desde o lançamento, em 2019. O programa, que foi criado para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas em todo o estado, contempla 81 procedimentos cirúrgicos e serviu como exemplo para a criação do projeto do Governo Federal com a mesma finalidade.


De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, das mais de 4 mil cirurgias realizadas em abril, 885 foram ginecológicas, 700 foram de catarata, 261pediátricas e 47 de pterígio. Para o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o programa ampliou e acelerou o acesso à saúde de toda a população. Ele explica que a principal intenção do Opera Paraíba é dar celeridade aos procedimentos eletivos dentro das unidades hospitalares da rede estadual.

“A Paraíba avança, cada vez mais, com a agilidade do nosso programa de cirurgias eletivas. De janeiro a abril deste ano, já foram realizados 12.610 procedimentos. Para manter essa celeridade e facilitar o acesso do cidadão, temos uma ferramenta fundamental que supre a necessidade de organizar as listas de cirurgias cadastradas pelos municípios, que é o Regnutes”, pontua.

O software, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia e Saúde da UEPB, além de otimizar a regulação de pacientes e organizar a lista de cirurgias do Programa Opera Paraíba, possibilita ainda que qualquer cidadão acesse a sua lista de espera, o que proporciona transparência no processo das cirurgias eletivas e o acompanhamento por parte do paciente.

Jhony Bezerra reforça que todo o programa, desde sua concepção até o desenvolvimento da ferramenta de cadastramento, foi apresentado ao Ministério da Saúde e a outros entes federativos. O secretário destaca, inclusive, que as equipes de dois estados já visitaram a Paraíba para ver de perto como funciona. 

“A gente fica muito feliz que a Paraíba está sendo espelho para todo o Brasil. Estamos compartilhando essas experiências e servindo de modelo para outros estados, até mesmo para um programa nacional. O compromisso do Governo da Paraíba é o bem-estar da população. É trazer dignidade para essas pessoas que estavam há anos em uma fila de espera para realizar uma cirurgia”, observou.

As especialidades assistidas vão desde cirurgias gerais, até cirurgias ginecológicas, passando por procedimentos urológicos, oftalmológicos, ortopédicos, vasculares e de cabeça e pescoço, entre outros. Para ser atendido no Programa Opera Paraíba, o usuário precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.

Outra opção é por meio da internet, onde o interessado deverá acessar a página do Opera Paraíba, www.operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela Central de Regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante mais próximo.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários