Programação do Festival Janinhar terá lançamento da Caravana Brasil Cigano nesta terça-feira em Sousa

 

O Festival Janinhar: Arte, Cultura e Conhecimento Cigano, que começa nesta segunda-feira (22) e prossegue até 27 de maio, na cidade de Sousa, vai abrigar em sua programação, nesta quarta-feira (24) – dia de celebração nacional dos Povos Ciganos, o lançamento da "Caravana Brasil Cigano", do Ministério da Igualdade Racial. O Festival é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Prefeitura Municipal de Sousa.

 

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, uma equipe do Governo federal estará em Sousa fazendo uma escuta para elaboração do Programa de Políticas Públicas para Povos Ciganos, gestado pela Secretaria de Politicas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial. "O lançamento da Caravana Brasil Cigano confirma o processo de abertura e retomada de compromisso do Governo federal com os povos ciganos do Brasil. A equipe da ministra Anielle Franco vai dar início ao processo de elaboração do plano", disse Lídia Moura.

 

A história de reconhecimento da cidadania dos povos ciganos no Brasil é iniciada a partir do Decreto de 25 de maio de 2006, que institui o Dia Nacional do Cigano. O Programa Brasil Cigano parte de uma leitura e revisão de materiais como o Guia de Políticas Públicas para Povos Ciganos (2013) e a Carta ao Presidente Lula e ao Ministério da Igualdade Racial: Povos Ciganos com propostas específicas ao governo (2023).

 

A Caravana se inicia em Sousa, onde existe atualmente a maior comunidade cigana da América Latina. Os ciganos da etnia Calon, residentes em Sousa, marcam a história de resistência, resiliência e luta coletiva pela vida.

 

Janinhar - Durante o Festival Janinhar, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana realizará, nesta segunda-feira (22), na escola Celso Mariz, às 15h, uma oficina de letramento racial e durante a semana acontecerão cine debates nas comunidades ciganas, além de uma extensa programação cultural.

 

Programação Janinhar – Cine Debate

 

22 de maio – Letramento racial: por uma Paraíba antirracista

Horário: 15h

Local: Escola Estadual Celso Mariz

 

23 de maio – Cine Debate 

Local: Comunidade Raimundo Doca Benevides Gadelha 

Horário: 19h 

 

25 de maio – Cine Debate

Local: Comunidade Otávio Maia

Horário: 19h

SECOM -PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários