Projeto do deputado Michel Henrique reconhece Corrida de Jegue de Zabelê como patrimônio cultural, histórico e imaterial da Paraíba

 

Foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei de autoria do deputado Michel Henrique (Republicanos), com a finalidade de reconhecer a tradicional Corrida de Jegue do município de Zabelê, como patrimônio cultural, histórico e imaterial da Paraíba.

O evento que é muito prestigiado no Cariri Paraibano, é realizado há 20 anos e faz parte da programação da Festa de Emancipação Política do município, promovendo o nome de Zabelê, gerando renda e aquecendo a economia local.

O deputado Michel Henrique que conhece de perto todo processo e efetivação da corrida, destacou que o evento causa repercussão na cidade e na região.

“Chegam pessoas de todos os lugares para vender, comprar, competir, assistir e se divertir. O público alvo, além dos munícipes e familiares que residem em outras partes do país, é a participação em massa das pessoas que residem nas cidades vizinhas. Contando com a presença de grandes artistas de renome nacional que se apresentam no evento”, disse Michel.

A corrida possui uma estrutura denominada Jegodromo, onde acontece a disputa, que já chegou a juntar mais de 80 animais. As premiações variam entre valores em dinheiro ou motos. Segundo os organizadores, os dez primeiros colocados recebem também um troféu.

“A finalidade é valorizar o jumento, Jegue ou Asno, considerados ícones da Região do Cariri, e muito usado para realizar trabalhos pesados na agricultura e no dia a dia das pessoas, como também já foi homenageado em várias canções de grandes artistas como Luiz Gonzaga e Genival Lacerda, fazendo com que a corrida seja nacionalmente conhecida”, pontuou o deputado.

Consagrado no calendário de festas da Paraíba, a tradicional e animada Corrida de Jegue, reúne todos os anos milhares de pessoas de toda a região, durante os três dias das festividades, e sempre acontece na última semana do mês de abril.

Agora, através do projeto do deputado, se tornará patrimônio de Zabelê, do Cariri e de toda Paraíba.

BLOG DO BRUNO LIRA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários