Saúde realiza 13ª Semana da Luta Antimanicomial com marcha na praia de Tambaú





 A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial, realizará a partir desta terça-feira (16) a 13ª Semana Estadual da Luta Antimanicomial, com o tema “Resistir para existir: não há saúde mental sem liberdade, acolhimento, cidadania e políticas públicas antimanicomiais”. A abertura será às 9h, com transmissão on-line pelo canal do YouTube da SES (@saudepbgovses) e, na quinta-feira (18), terá a marcha do Dia da Luta Antimanicomial, com concentração às 14h, no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, em João Pessoa, com caminhada até o Largo da Gameleira.


De acordo com a gerente operacional de Atenção Psicossocial da SES, Iaciara Mendes, o momento atual é de um aceno nacional para a retomada dos investimentos na saúde mental e fortalecimento dos princípios da reforma psiquiátrica, da luta antimanicomial e da política de redução de danos. “Em meio a esse cenário de resistência e de reconquistas, a 13ª Semana lembra que a luta antimanicomial não se efetiva apenas com serviços e redes de qualidade, mas com políticas públicas intersetoriais e inclusão social. Portanto, praticar a liberdade, o acolhimento e a cidadania, em prol de uma sociedade sem manicômios, é responsabilidade do estado, bem como de todos que fazem a área da saúde mental”, disse.

Além da atividade on-line, no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na quinta-feira (18), acontecerá a marcha antimanicomial na orla da capital. “Será um momento histórico, pois trabalhadores, familiares e usuários dos serviços de saúde mental saem às ruas por uma sociedade sem manicômios. Com essa luta, foi possível fechar, em todo país, diversos hospitais psiquiátricos e construir uma rede de serviços capaz de substituir os manicômios e cuidar das pessoas em liberdade, dentro da comunidade, com inclusão social, garantia de direitos, dignidade e cidadania”, lembra.

“Somos contra a violência e a favor da vida. Lutamos por uma sociedade que não aprisione o sofrimento mental e que o inclua nas ruas da cidade. Só remédio não cuida! Convidamos a sociedade para somar com essa luta tão importante para toda a sociedade, contra a exclusão e as diversas formas de manicômio”, pontuou.

A 13ª Semana Estadual da Luta Antimanicomial será realizada em parceria com diversos movimentos sociais, grupos, entidades, coletivos e universidades. “Celebramos as conquistas, por mínimas que sejam, e a existência dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial, a implantação de leitos de Saúde Mental em Hospitais Gerais, a redução de danos, as políticas públicas, cuidado em liberdade e o usuário como protagonista do seu tratamento”, concluiu.

SECOM-PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários