Saúde realiza dois dias D de vacinação em maio para ampliar as coberturas vacinais no estado

 


A Secretaria de Estado da Saúde realizará, neste mês de maio, dois dias D de vacinação em parceria com os 223 municípios. As mobilizações têm o objetivo de ampliar as coberturas vacinais para a campanha de influenza e covid-19, incluindo a vacina bivalente para pessoas com 18 anos ou mais. No momento, o estado ocupa o 3º lugar no ranking nacional de vacinação contra influenza, com 25,8% de alcance, e o 2º lugar em comparação aos estados da região Nordeste. A mobilização também será voltada para a atualização da caderneta vacinal em relação aos imunobiológicos de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI).


O primeiro dia D vai ser no próximo sábado (6) e o segundo no dia 20 de maio. A campanha contra influenza está vigente até o dia 31 deste mês. Na Paraíba, o público-alvo para esta campanha está calculado em 1.522.325 pessoas e a meta é vacinar 90% destas pessoas, mas até agora apenas 351.816 doses foram aplicadas. É importante destacar que a vacina contra influenza é anualmente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as variantes do vírus que circularam no ano anterior.

De acordo com o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, o período é propício para a circulação do vírus da gripe. “Estamos em período sazonal e os vírus que causam doenças respiratórias estão circulando com maior intensidade. Infelizmente, duas crianças menores de 6 anos foram a óbito na Paraíba em decorrência da influenza. As ações de vacinação, nesse período de maior risco de adoecimento, objetivam facilitar o acesso às doses para garantir que a população esteja protegida contra a doença”, alertou.

O dia D de vacinação acontece nos 223 municípios paraibanos e vai abranger todas as vacinas contra a covid-19, as vacinas de rotina e a vacina contra influenza. A SES reforça que as doses estão disponíveis não apenas no Dias D de mobilização, mas também diariamente em todas as salas de vacina.  Os grupos contemplados na campanha contra influenza incluem pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, gestantes e puérperas, forças de segurança e salvamento, indígenas, professores, pessoas com comorbidade ou deficiência permanente, caminhoneiros, forças de segurança, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens com privação de liberdade.

SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários