Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Volume do setor de serviços na Paraíba expande 10,7% em março

 



O volume de serviços na Paraíba registrou expansão de 10,7% em março sobre o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados, nesta terça-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de crescimento da Paraíba está acima da média nacional, que ficou em 6,3% no mesmo indicador.


A Paraíba ao lado do Piauí e do Maranhão foram os três estados da Região Nordeste que alcançaram a taxa acima de dois dígitos em março. Na comparação de março ante fevereiro deste ano, a Paraíba apresentou alta de 3,4%, também mais alta que a média nacional (0,9%).

No indicador do primeiro trimestre, a Paraíba acumula alta de 11,3% e alcançou a quarta maior alta do País. Além da Paraíba, os outros três estados tiveram as maiores taxas de crescimentos vieram de Tocantins (14,1%), Piauí (12,5%) e Roraima (11,7%).      

Na comparação com março de 2022, os segmentos de serviços como transporte de passageiros e de transporte de cargas puxaram a alta, enquanto no acumulado do primeiro trimestre de 2023 o crescimento foi impulsionado pelos aumentos de receita nos ramos de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE passou neste ano de 2023 por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas na sociedade.

O que mede a pesquisa - A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos estados.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários