CMJP debate Maio Amarelo pela paz no trânsito nesta terça-feira


Gurjão: Segunda edição da Gincana Escolar é realizada com sucesso pela ECIT Juarez Maracajá


 A Escola Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá, da cidade de Gurjão, no cariri paraibano, realizou nos dias 25 e 26 de outubro de 2023 a II Gincana Escolar, que este ano teve como tema “Versos do Cariri Paraibano - Efigênio Moura e a Poesia que brota da tradição”. Nos dois dias do evento, comunidade escolar e população mobilizaram esforços e saberes nas diversas provas realizadas. As equipes desenvolveram ações como arrecadação de alimentos, além de diversas apresentações de dança, teatro e música.

No dia 25, as atividades da competição foram realizadas no Ginásio Poliesportivo Municipal O Vidalzão, nos períodos da manhã e da tarde, momentos nos quais os alunos do ensino integral/técnico do 1º, 2º e 3º ano, representados pelas cores vermelho, azul e verde respectivamente, competiram entre si sendo pontuados conforme critérios preestabelecidos pela Comissão Organizadora do evento e pela mesa de jurados convidados. Neste dia, mereceu destaque a prova cujo objetivo era arrecadar alimentos para doação às famílias carentes, num incentivo aos sentimentos de solidariedade e empatia.

Já no dia 26 houve a continuidade das provas e o encerramento da Gincana no Coreto Municipal Duca Ivo, localizado na praça central da cidade. Na ocasião esteve presente o homenageado da Gincana, o escritor Efigênio Moura, natural da cidade de Monteiro-PB, que em breves palavras alertou os presentes para a valorização do regionalismo e das características culturais vivenciadas pelos alunos e pela população enquanto cidadãos de uma cidade do interior do cariri paraibano. O Prefeito Municipal José Elias Borges Batista também prestigiou o evento juntamente com outras autoridades locais.

Para o gestor da ECIT, José Flávio Ramos de Queiroz, “o sentimento é de dever cumprido, estivemos preparando a gincana juntamente com os professores, funcionários, colaboradores e coordenadores durante várias semanas e hoje finalizamos com alegria e grande participação da comunidade as atividades do evento, agradecemos ao escritor Efigênio Moura, nosso homenageado que esteve na nossa escola anteriormente e foi convidado para prestigiar a gincana e esteve aqui conosco, parabenizamos não só a equipe vencedora como todas as turmas que participaram brilhantemente de todas as provas, esperamos ter incentivado nos alunos através das atividades do evento a curiosidade pelo mundo da literatura e estamos muito felizes pelo sucesso da gincana em mais um ano”.

Ao final das atividades a turma do 2º ano consagrou-se vencedora, ficando a turma do 3º ano com o segundo lugar e a turma do 1º ano em terceiro lugar. Aconteceu ainda um sorteio de vários brindes com os alunos presentes. Através das ações dos patrocinadores Prefeito Zé Elias, Ygor Queiroz e Dr. Yann Queiroz, cada equipe ganhou a quantia de R$ 500,00 para realizar a confraternização ao final do período letivo.











FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários