Mutirão amplia acesso da população à emissão de documentos em Santa Rita

 


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou na última quarta-feira (18) um mutirão para emissão de documentos na cidade de Santa Rita. A ação, em parceria com o Centro de Formação Educativo Comunitário (Cefec), aconteceu na instituição.

No evento, que faz parte da Semana Estadual de Mobilização para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação ao Acesso à Documentação Básica, estiveram presentes diversas autoridades, entre as quais representantes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, além de representantes da Receita Federal, TRE, Secretaria Municipal de Assistência Social, Cefec, etc.

Foto: Alberto Machado / Secom-PB

Na oportunidade foram emitidos documentos como Certidão de Nascimento, RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho Digital, etc., beneficiando crianças, adolescentes e familiares atendidos pelo Cefec.

A secretária nacional de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Isadora Brandão, explicou a importância de viabilizar o acesso à documentação às pessoas vulneráveis para que elas possam exercer direitos básicos e acessar serviços públicos. “Sem um documento, muitas vezes fica inviabilizada uma matrícula em uma escola, o acesso a serviços de saúde como a vacinação de crianças, então, é uma iniciativa de fundamental importância para garantir o exercício da cidadania e diversos direitos”, frisou.

A gerente executiva dos Direitos Humanos da Sedh, Mônica Ervolino, disse que o mutirão é mais uma ação de cidadania desenvolvida pela Secretaria Estadual que objetiva beneficiar a população em maior situação de vulnerabilidade social e não tem condições de pagar uma segunda via.

A família de Cristiane Soares da Silva, de 38 anos, foi uma das beneficiadas pelo mutirão. Ela foi ao Cefec atualizar a Carteira de Identidade dela, assim como várias documentações dos três filhos. “Isso é uma excelente oportunidade, porque a dificuldade estava grande devido a burocracia, o deslocamento e também para pagar todos esses documentos”, ressaltou.

Mais Mutirão – Nesta quinta-feira (19) será realizado outro mutirão para emissão de documentos, desta vez na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto.

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários