Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27


Opera Paraíba itinerante leva mutirão de catarata ao Hospital Regional de Picuí

 

O Programa Opera Paraíba deu início nesta quarta-feira (25) ao quinto mutirão de catarata realizado no Hospital Regional de Picuí, unidade pertencente à rede hospitalar estadual. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos e reduzir a fila de espera.

Ao todo estão sendo disponibilizadas 150 cirurgias, sendo 50 por dia, para atender a demanda da população da 4ª Região de Saúde, que abrange 12 municípios circunvizinhos.

De acordo com o diretor-geral do hospital, Edjarde Arcoverde, com este ciclo, a unidade já soma mais de 600 cirurgias do tipo em 2023. “Estamos recebendo o mutirão de catarata do Opera Paraíba pela quinta vez este ano, atendendo a uma alta demanda da região. Com essa nova etapa já vamos passar de 620 cirurgias oftalmológicas realizadas aqui no Regional em 2023. E a previsão é de mais um mutirão já no mês de novembro”, explica.

A aposentada Maria Zélia, de 68 anos, que mora em Baraúna, está feliz em ter a oportunidade de fazer o procedimento. “Minha vista estava muito ruim, eu não conseguia enfiar uma linha na agulha, nem enxergar uma pessoa de longe. Agora eu estou feliz por estar aqui para realizar meu sonho e voltar a fazer minhas coisas”, conta.

O agricultor José Mendes, de 69 anos, comemora o fato de estar realizando a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “ Eu sou aposentado, recebo um salário mínimo, se não fosse o SUS, eu não podia pagar uma cirurgia dessa não, que é muito cara. Graças a Deus, tem esse programa do Estado e eu consegui”, pontua.

Desde o lançamento do programa pelo Governo da Paraíba em 2019, já foram 17.945 paraibanos beneficiados com a cirurgia de catarata em todas as regiões do Estado.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários