ECIT Juarez Maracajá recebe poetiza Silvinha França para lançamento da Antologia Cordel das Rosas

 

Na manhã da última quinta-feira, 23/11, a poetiza Silvinha França esteve na ECIT Juarez Maracajá, em Gurjão, fazendo o lançamento da primeira Antologia do “Cordel das Rosas”. Idealizado pela poetisa Silvinha França, o ”Cordel das Rosas” surgiu em 2020, em plena pandemia. Assim, nasceu o grupo virtual “Cordel das Rosas” com cordelistas de vários estados brasileiros cujo objetivo era conhecer, estudar, escrever cordéis e estimular outras mulheres a participarem desta aventura.

Marcando presença no universo cordeliano, a obra produzida somente por mulheres homenageia Maria da Neves Batista Pimentel, a primeira figura feminina representante do cordel. Além disso, a coletânea aborda diversas temáticas pertinentes à sociedade com textos de cordelistas de todo o país.

Para o gestor, José Flávio Ramos de Queiroz, “é uma grande satisfação para nós poder receber a poetiza Silvinha França em nossa escola, fazendo o lançamento da antologia e comentando um pouco sobre os cordéis de sua autoria para os alunos, que puderam observar de perto um pouco desse universo cultural que é o cordel”, frizou o gestor.

Com a presença de alunos, professores e funcionários da ECIT Juarez Maracajá, Silvinha França comentou sobre o projeto, para a poetiza,“o movimento ‘Cordel das Rosas’ é não só para ajudar as mulheres da poesia que querem ser cordelistas ou que já são cordelistas, mas é um ambiente coletivo, multiplicativo, inclusivo e participativo. A gente busca sempre agregar quem quer fazer parte desse movimento cordeliano e, com muita alegria, a gente planejou reunir todos aqueles cordéis que nós já tínhamos trabalhado”, conta Silvinha França.

PARAÍBA.COM



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários