Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27


Funetec-PB participa de certificação de alunos de projetos CODE, em João Pessoa

 

Funetec-PB participa de certificação de alunos de projetos CODE, em João Pessoa



O encerramento da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – edição João Pessoa – foi marcado por uma solenidade especial em homenagem aos alunos que desenvolveram 288 aplicativos CODE. O evento ocorreu neste sábado (25), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, e contou com a participação de secretarias municipais além dos parceiros, a exemplo da Funetec-PB.


Erick Ferreira Sabino, estudante do 8º ano da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, localizada no bairro do Cristo Redentor, teve um dia memorável ao receber seu Certificado de conclusão do CODE. Eric é um dos 6.500 alunos beneficiados pelo Projeto, que os capacitou para programar e muito mais: “aprendia programar e a criar aplicativos através do MIT App Inventor, nas aulas que aconteciam através da sala Google da minha escola, com o meu tutor Pedro Gomes, e através de computadores para a programação”, explicou Erick.


Além de receber reconhecimento pelo trabalho em equipe, Eric expressou seu desejo de se tornar um monitor do CODE- Codificar para Desenvolver, uma iniciativa das Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa, com apoio fundamental da Funetec, que o administra.


Rejane Negreiros, diretora de Comunicação e Marketing da Funetec-PB, enfatizou a importância do Projeto: “O CODE tem o objetivo central de integrar o ensino de programação de computadores nas escolas do ensino fundamental do município, capacitando os estudantes para um futuro digital. Participar da gestão desse projeto lindo e cidadão, que promove inclusão, e preparar esses alunos para as crescentes demandas tecnológicas da sociedade e do mercado de trabalho, contribuindo sua formação, é motivo de grande satisfação e alegria para a Funetec”, disse.


Durante a solenidade, a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, anunciou que mais de 2 mil dos 6.500 alunos do CODE foram certificados com nível de excelência de resultado no processo de aprendizagem. Ela ressaltou ainda que o projeto continuará no próximo ano, visando beneficiar 11 mil estudantes da rede pública de ensino. América Castro,  enfatizou ainda a necessidade de parcerias para a continuação do Projeto: “no próximo ano vamos poder oportunizar mais vagas ainda para nossos alunos da rede municipal de ensino. E para isso acontecer, a gente precisa da parceria da Funetec, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e os demais: todas equipes das escolas, quem está no chão da escola com as universidades para que a gente possa avançar cada vez mais”, destacou.


A solenidade também premiou três equipes vencedoras do “Festival de Aplicativos Code”, demonstrando o impacto positivo do programa na formação dos alunos e promovendo a inovação na Educação.


SECOM PB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários